ISMAT 7100
Construções I
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationO aluno irá adquirir uma gama de conhecimentos teórico-práticos que sirvirá de base ao universo da construção em arquitectura, entendendo o conhecimento técnico em construção enquanto ferramenta do acto projectual. O aluno irá, passo a passo, desenvolver a ligação simbiótica a estabelecer entre criação, forma e construtibilidade na sua proposta projectual. O aluno irá adquirir um domínio eficaz da prática do desenho técnico, modelagem e discurso escrito, como linguagens do projecto arquitectónico. O aluno irá desenvolver a proficiência técnica, teorico-prática, necessária à produção do projecto em arquitectura.
-
ProgramaProgrammeOs conteúdos programáticos assentam no estudo de: - Técnicas de demolição de edifícios; - Tipos de fundações; - Tipos de contenção periferica; - Tipos de túneis; - Ancoragens; - Técnicas de rebaixamento do nível freatico; - Saneamento e proteção das construções abaixo da cota de soleira (Caves). - Tipos de estruturas de edifícios; - Tipos de paredes e revestimentos; - Tipos de pavimentos e revestimentos; - Tipos de coberturas e revestimentos; - Sistemas de pré-fabricação
-
ObjectivosObjectivesPretende-se transmitir o conhecimento de soluções estruturais, nomeadamente a sua evolução histórica, as opções face à natureza da Arquitetura e qualidade e tipos de estruturas mais adequadas, nomeadamente no que se refere a processos de demolição, tipos de fundações e contenção periférica e execução de caves. Neste sentido o programa será desenvolvido ao longo de 3 (três) trabalhos práticos que visam incentivar o estudante a implementar os conceitos e métodos adquiridos.
-
BibliografiaBibliography- Documentação coligida pelo docente, sob a forma de sebenta; - Fundações directas correntes, recomendações. Especificação. Lisboa: LNEC, 1986; - FERNANDO SANTO ? Edifícios ? Visão integrada de projetos e obras ? Ordem dos Engenheiros; - JORGE MASCARENHAS ? Sistemas Construtivos I a XII ? Livros Horizonte;
-
MetodologiaMethodologyOs conteúdos programáticos serão transmitidos aos estudantes com recurso a documentos em formato digital por parte do docente, acompanhado com visitas de estudo a obras em curso. A avaliação será feita tendo por base uma componente prática (50%) e uma componente teórica (50%). A componente prática será processada através da apresentação e discussão de 3 (três) trabalhos a desenvolver em grupo pelos estudantes no decorrer das aulas práticas. Estes exercícios versarão sobre fundações, contenção periférica e pisos / paredes / coberturas. A avaliação teórica será processada através de 2 (dois) testes individuais e sem consulta. Os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores dispensam de exame. O exame é uma prova escrita. Serão aprovados os estudantes com nota não inferior a 10 valores.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão