Skip to main content

ISMAT 7886

Crítica e Estética da Arquitetura

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    O objetivo da Unidade Curricular e¿ dotar os alunos de competências para a análise crítica e estética em Arquitetura, procurando esclarecer e robustecer os seus conhecimentos das suas práticas e métodos através do exercício de observação, interpretação e formulação de juízos, simultaneamente preparando o aluno para a elaboração do seu próprio sentido crítico e estético. A Unidade Curricular de Crítica e Estética da Arquitetura, como disciplina teórico-prática, desenvolve-se segundo um modelo de seminários, apoiada por aulas teóricas e exercícios pontuais. Procura-se, sobretudo, através da Crítica e da Estética como ferramentas, compreender os sentidos da Arquitetura produz na contemporaneidade. 
  • ProgramaProgramme
    Representação em arquitetura. Arquitetura, crítica e media. As funções da crítica. Abstração e racionalismo. Organicismo e surrealismo. Realismo humanista e existencial, cultura Pop. Crítica radical e tipológica, fenomenologia minimalista. Fragmentos, caos e energia. Tendências emergentes da arquitetura contemporânea. Cada tema aprofundará o enquadramento na conjuntura intelectual, cultural e artística dos conhecimentos já adquiridos, em particular, nas disciplinas de História da Arquitetura, transpondo a discussão para o presente. A reflexão sobre o tema ou objeto arquitetónico será feita, também, de modo a que a sua leitura proporcione soluções que possam vir a ser reequacionadas na disciplina de Projeto. 
  • ObjectivosObjectives
    Entendimento das implicações da emergência da Crítica e da Estética da Arquitetura e dos seus respetivos exercícios no pensar e no fazer arquitetura, do Pós-guerra ao presente. Entendimento e aquisição da capacidade de gerir instrumentalmente os conteúdos propostos por estas duas disciplinas no pensar e no fazer arquitetura, no presente e num futuro próximo. Aquisição de capacidade de exercitar a consciência crítica e o pensamento estéticos no ato de projetar. 
  • BibliografiaBibliography
    GAGE, Mark Foster. Aesthetic Theory: Essential Texts for Architecture and Design. New York: W. W. Norton, 2011. GRAC¿A DIAS, Manuel; MILHEIRO, Ana Vaz (eds.). Jornal Arquitectos #211 [Situac¿a¿o Cri¿tica]. Lisboa: OA, 2003. GRAC¿A DIAS, Manuel; MILHEIRO, Ana Vaz (eds.). Jornal Arquitectos #239 [Ser Cri¿tico]. Lisboa: OA, 2010. HAYS, K. Michael (ed.). Architecture Theory since 1968. Columbia Books of Architecture, 1998.  MONTANER, Josep Maria. As Formas do Século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. MONTANER, Josep Maria. Despues Del Movimiento Moderno. Barcelona: Gustavo Gili, 1999. RATTENBURY, Kester (ed.). This is Not Architecture: Media Constructions. London/New York: Routledge, 2002. 
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia proposta, que pretende desenvolver o raciocínio abstrato e a síntese por este operada, assente em diferentes e complementares análises do objeto arquitetónico - aqui, de índole teórica e enquadradas na Estética e na Crítica da Arquitetura - está pensada de modo a que a sua prática conduza à concretização dos objetivos propostos. Pretende-se, sobretudo, desenvolver o conhecimento não objetivável referente à arquitetura, frisando e incentivando o pensamento disciplinar próprio e a reflexão sobre a sua autodefinição. O acompanhamento dos exercícios e¿ individual.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não