ISMAT 507
Desenho II
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationSer um instrumento essencial e fundamental para o processo de pensar e fazer Arquitectura, e, como tal, com ferramenta primordial para as disciplinas de Projecto.
-
ProgramaProgrammeO conteúdo programático da disciplina de Desenho II assenta num percurso exploratório, primeiro do entendimento do espaço arquitetónico interior, seguindo-se o espaço exterior, concluindo-se com um percurso urbano que inclui o entendimento da paisagem urbana e natural envolvente.
-
ObjectivosObjectivesDesenvolver o papel fundamental do desenho na prática de Projeto, entendendo-o como essencial para representar todo o universo inerente à prática de Arquitetura. Dotar o aluno de capacidades de observação e representação, não só de tudo o que o rodeia como do pensamento conceptual. O Desenho deverá ser entendido como ferramenta universal que traduz o mundo concreto e as ideias. Neste sentido, e na sequência do conhecimento adquirido na disciplina de Desenho II, pretende-se estimular e desenvolver no aluno: - A observação e a análise críticas, bem como a imaginação criativa; - O entendimento do conceito de escala: do edifício (interior e exterior), do espaço exterior, do espaço urbano e da paisagem (urbana e não urbana).
-
BibliografiaBibliographyHARA, Kenya. White. Lars Muller Publishers, 2010. JANEIRO, Pedro António. Arquitecturas-Ficcionadas: O Desenho. Lisboa: Chiado Editora, 2011. LUPTON, Ellen. La Bauhaus y Ia Teoria dei Diseno. Barcelona: G.G., 1994. NICOLAIDES, Kimon. The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin Company, 1969. PINTO, Luís Moreira. História da Percepção na acção projectual. Tese de Doutoramento, 2007. (http://repositorio.uportu.pt/dspace/bitstream/123456789/300/1/TDH%2026.pdf
-
MetodologiaMethodologyFoi introduzido a participação em exposições com a comunidade e a participação em Projrvtos de investigação da instituição.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão