Skip to main content

ISMAT 5117

Desenho Urbano I

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    DUI incide no estudo do desenho do espaço urbano através dos elementos morfológicos da cidade, considerando, ainda, estratos históricos da cidade, planos urbanos e as diferentes dinâmicas dos espaços públicos. DUI enquadra o urbanismo enquanto disciplina multidisciplinar e utiliza os instrumentos metodológicos urbanos, considerando a noção sistémica de contexto urbano. DUI integra os conteúdos de âmbito do desenho urbano, nos diferentes contextos territoriais e históricos, inerentes à formação e prática do arquiteto. DUI incide em desenvolver pensamento critico em relação ao espaço urbano e desenvolver ferramentas de desenho à escala urbana. Na UC pretende-se proporcionar um ambiente de atelier, de desenho e discussão entre estudantes e professores sobre os diferentes temas relacionados com o desenho da cidade. Em termos de abordagem temática, no 1º sem pretende-se revisitar um bairro do séc. XX, com foco na Recolha, Análise e Estudo das suas características: A cidade, bairro a bairro.
  • ProgramaProgramme
    Em termos temáticos, no 1º semestre pretende-se Revisitar o Bairro do Pontal, Portimão com foco na Recolha, Análise e Estudo dos bairros do séc. XX, com um exercício: “A cidade, bairro a bairro. Desenho Urbano”. São conteúdos programáticos: O urbanismo e a cidade como processo histórico A cidade como paisagem - cultural - (síntese social, económica e técnica) A -construção- da cidade: formação, evolução, transformação e modelos urbanos A cidade em Portugal: morfologia e modelos Requalificação urbana O urbanismo e a escala urbana Elementos e Unidades estruturantes da cidade: limites, vias, bairros, cruzamentos, e pontos marcantes O espaço edificado: quarteirão, lote, edifício e a fachada; o edifício isolado A estrutura verde e eco-urbanismo Formas, malhas e redes urbanas (sistema) Paisagem Urbana e elementos percetíveis Espaço público: para além da rua e da praça Espaço público: percursos e permanências. Os usos do espaço: espaço privado de uso publico Os planos urbanos nacionais e internacionais.
  • ObjectivosObjectives
    Desenvolver trabalho experimental de análise urbana a partir de bairros consolidados, explorando metodologias de conhecimento, representação e intervenção. Estudar os principais modelos urbanos na história do Urbanismo. Saber ler e interpretar a cidade pela morfologia urbana e tipologia do edificado. Entender a cidade via perceção (sensorial, analógica), informação (documental, humana) e cartografia (desenho e legislação). Valorizar trabalho de campo, pesquisa documental e recolha de dados junto da população. Distinguir Desenho Urbano e Urbanística. Exercitar capacidade crítica sobre questões urbanas e identificar oportunidades de intervenção estratégica. Desenvolver a capacidade de desenhar à escala urbana e os fundamentos do desenho técnico e elaboração de maquetes. Explorar as noções do espaço habitar no contexto da cidade. Compreender a relevância do DU como regenerador urbano e instrumento de melhoria social, económica, cultural, ambiental e da qualidade de vida no espaço coletivo.
  • BibliografiaBibliography
    Benevolo, Leonardo. A cidade e o Arquitecto. Lisboa: Edições 70, 1998. Aymonino, Carlo. O significado das cidades. Lisboa: Editorial Presença, 1984. Bacon, Edmund. Design of Cities. Middlesex: Pinguin Books, 1979. Cullen, Gordon. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 1990. Goitia, Fernando Chueca. Breve História do urbanismo. Colecção Dimensões. Lisboa: Editorial Presença, Lda., 1989. Lamas, José. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: F.C.G e F.C.T., 2004. Lynch, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70, 1996 (1ed. 1960). Portas, Nuno. A cidade como arquitectura. Lisboa: Livros Horizonte, 1970. Rossa, Walter. A urbe e o traço. Coimbra: Almedina, 2002 Kostof, Spiro. The City Shaped, Urban Patterns and Meanings Through History. London: Thames & Hudson, 2006. Panerai, Philippe; et al.. Éléments d'Analyse Urbaine. Bruxelas: Archives d'Architecture Moderne, 1980. Rossi, Aldo, A Arquitectura da Cidade. Lisboa: Edições Cosmos, 2001.
  • MetodologiaMethodology
    Comunicação através do desenho (livre e rigoroso) e de peças gráficas diversificadas. No 1º semestre: desenvolvimento de competências analíticas em DU, explorando modelos de representação. Realização de visitas de estudo, em grupo ou individual. Elaboração de exercícios rápidos em aula para estimular a criatividade. Exercício principal: Revisitar o Bairro do Pontal com foco na recolha, análise e estudo de bairros do séc. XX. Trabalhos orientados em regime teórico-prático, com abordagem interdisciplinar integrando arquitetura e urbanismo. Desenvolvimento de estudo urbano em 3 fases: Levantamento, análise e caracterização, com diferentes escalas de aproximação e foco no bairro. Análise comparativa, relacionando modelos nacionais e internacionais. Estudo e análise crítica, com mapeamento, problemáticas e hipóteses de (re)desenho urbano. A análise deve desenvolver-se, tal como uma proposta, como um campo de experimentação metodológico e de representação).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não