Skip to main content

ISMAT 5370

Desenho Urbano II

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular tem como objetivo colocar em prática os princípios do desenho urbano através da articulação dos diversos elementos morfológicos que compõem a cidade, desenvolvendo uma metodologia projetual, aplicada a uma realidade objetiva. Num primeiro momento, através da análise e compreensão das forças e dinâmicas que organizam a cidade, num segundo momento, mais propositivo foca-se nos espaços público e vazios urbanos, privilegiando as dimensões social e ambiental. A solução que daqui resultar, espera-se que seja não só a assimilação dos conteúdos programáticos por parte do aluno, mas também uma oportunidade para interrogar o sentido, quer como elementos individuais do espaço urbano, quer nos significados que produzem quando organizados entre si.
  • ProgramaProgramme
    A UC procura proporcionar aos discentes as ferramentas disciplinares de intervenção no espaço urbano e para tal assume uma forte componente prática na forma de 2 exercícios. A intervenção convoca os discentes a refletirem sobre as especificidades da cidade (migração, multiculturalidade, predominância do turismo) e o momento presente (com as urgências da habitação, dificuldades económicas e tensões sociais). Esperam-se análises e propostas que, em pequenos gestos, considerem intervenções económicas, eficientes, expeditas, consequentes, pertinentes e transformadoras com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população residente, permanente ou temporária. Ambos exercícios serão apresentados num dossier final. A metodologia pretende desenvolver o sentido de análise crítica da realidade existente.
  • ObjectivosObjectives
    A unidade curricular de Desenho Urbano II tem como objetivo a aquisição e compreensão de teorias, conceitos e princípios que confiram ao discente as ferramentas metodológicas necessárias quando chamados a intervir no espaço urbano/espaço público. Pretende-se com os trabalhos práticos a realizar durante o semestre, que o discente ponha em prática esses conhecimentos adquiridos. Por último, pretende-se sensibilizar os discentes para as implicações que o desenho urbano tem na forma da cidade e para a necessidade de garantir a integração entre escalas, sectores e atores na elaboração do mesmo.
  • BibliografiaBibliography
    BACON, Edmund. Design of Cities. NY: Penguin. 1976 COELHO, Carlos Dias et al, 1. Os Elementos Urbanos - cadernos de Morfologia Urbana/estudos da cidade portuguesa. Forma Urbis Lab/ CIAUD: Argumentum. 2015 COELHO, Carlos Dias et al, 2. O Tempo e a Forma - cadernos de Morfologia Urbana/estudos da cidade portuguesa. Forma Urbis Lab/CIAUD: Argumentum, 2014 CULLEN, Gordon, Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70. 1988 PANERAI, Philippe, Análise Urbana. Brasília: Universidade de Brasília, 2006 KOSTOV, Spiro, The City Shaped. Londres: Thames & Hudson, 1991  
  • MetodologiaMethodology
    O semestre está dividido em dois momentos, correspondendo a dois exercícios, o primeiro em grupo e o segundo individual. No primeiro, será realizada uma análise às forças e dinâmicas que organizam a cidade e como caracterizam um território. No segundo, propostas que, com pequenos gestos, melhorem a qualidade de vida das populações. Sobre o território efetivo e complexo, deverão surgir estratégias que sintetizem conhecimentos e intuições de modo aplicado. Na vertente teórica será abordado a necessidade de compreender a identidade do espaço urbano, através do estudo das suas diferentes componentes e dos seus diversos elementos constituintes, da sua importância no desenvolvimento das cidades como acontecimentos complexos, assim como as profundas implicações da sua configuração. Eleição de metodologias de análise que permitam ao discente observar, analisar e refletir as realidades urbanas e os seus espaços. O acompanhamento dos exercícios é individual. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não