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ISMAT 22981

Design de Moda II

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Design de Moda II tem um caráter teórico-prático, com forte incidência na prática no sentido da aplicação do "aprender fazendo" e associada à realidade profissional na área da Moda. A avaliação é contínua, feita com base nos trabalhos realizados ao longo do semestre, privilegiando-se sobretudo a evolução do estudante ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
  • ProgramaProgramme
    1. Metodologias para o desenvolvimento de projetos em Design de moda - Coleção de Senhora e Homem 2. Processo de Design de Coleções de Senhora e de Homem a. Pesquisa b. Definição do Conceito c. Criatividade: desenvolvimento de painéis: Moodboard; Painel de cores; Painel de Materiais e Aviamentos d. SketchBook e. Processo criativo f. Protótipo 3. Desenvolvimento de bordado 4. Desenvolvimento de Dossier de uma coleção de Senhora e de Homem
  • ObjectivosObjectives
    São objetivos desta UC: - Saber realizar uma pesquisa em design de moda; - Definir conceitos como ponto de partida para a realização de uma coleção numa lógica de produto Streetwear/ Sportswear direcionado para um produto sustentável; - Criar coleções seguindo todas as etapas do processo metodológico, desde a pesquisa inicial até à realização de um protótipo; - Saber identificar público-alvo e marcas concorrentes; - Desenhar peças de vestuário complementadas por acessórios ou calçado: esboços, croquis e componentes técnicas; - Explorar materiais e aplicações como bordados; - Saber elaborar um dossier para uma coleção de Senhora e de Homem.
  • BibliografiaBibliography
    Adz. K.; Stone, W. (2018). This is Not Fashion: Streetwear Past, Present and Future. Thames & Hudson. ISBN 978-0500292440 Aldrich W. (2013). Fabrics and Pattern Cutting. John Wiley & Sons. ISBN 978-1119967170 Darling M.; (2022). Virgil Abloh: Figures of Speech. DelMonico Books/Museum of Contemporary Art Chicago. ISBN 978-1636810744 Fashionary Team. (2016). Fashionpedia - The Visual Dictionary Of Fashion Design. Fashionary. ISBN 978-9881354761 Fashionary International Limited (2020). Textilepedia. Fashionary International Limited. ISBN 978-9887711094 Feyerabend. F.V. (2012) Acessórios de Moda. Gustavo Gili. ISBN 9788425224195 Fischer A. (2015). Sewing for Fashion Designers. Laurence King Publishing. ISBN 978-1780672304 Fletcher, K. (2014). Sustainable Fashion and Textiles, Design Journeys, Taylor & Francis Ltd. Voguel S. (2007). Streetwear: The Insider's Guide. Thames and Hudson Ltd. 978-0500286777
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino é baseada na demonstração e experimentação. Os estudantes são confrontados com a necessidade de experimentar, conhecer e explorar as várias etapas de realização de uma coleção de Moda. Para isso é importante que conheça o que se faz na área por outros designers de moda. Durante as aulas, maioritariamente os estudantes desenvolvem diversos exercícios práticos concluindo a demonstração de todas as aquisições com um trabalho final de maior exigência e rigor.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não