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ISMAT 24155

Design de Vestuário Corporativo

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Design de Vestuário Corporativo tem o seu campo de ação no design de vestuário adequado às mais diversas funções de diversas profissões que necessitam de vestuário de trabalho ou corporativo para utilização durante as suas funções, de acordo com as linhas de orientação da marca que representam. A área de atuação pode ser abrangente podendo intervir no design de vestário para uma cadeia hoteleira, companhia aérea ou mesmo uma entidade bancária, de entre outros. Poderá atuar no desenvolvimento do design tendo em conta os diversos setores e respetivas funções e necessidades. A sua pertinência no ciclo de estudos é alta dado o enquadramento regional, no qual o turismo é de grande importância.
  • ProgramaProgramme
    1. Metodologias para o desenvolvimento de projetos de cariz técnico e corporativo 2. Processo de design e desenvolvimento de produto a. Pesquisa (estudo de caso(s)) b. Definição das diferentes tipologias de produto de vestuário em consonância com os diversos setores da(s) empresa(s). c. Processo criativo: Moodboard, Painel de cores; Painel de materiais e aviamentos d. Caderno de evolução do projeto e. Processo técnico: desenho técnico, pormenorização, necessidades e fichas técnicas f. Transformação de moldes base, protótipagem e produção de uma peça de vestuário 3. Desenvolvimento do dossier de cliente com as propostas finais dos produtos
  • ObjectivosObjectives
    1. Conhecer métodos de pesquisa visual e de pesquisa de conceitos para desenvolvimento de produtos de vestuário na ótica do utilizador/ cliente. 2. Conhecer e aprofundar técnicas de desenvolvimento de várias tipologias de produto de vestuário de acordo com a imagem da marca/empresa e sua respetiva apresentação. 3. Desenvolvimento de produtos desde a ideia inicial até aos produtos finais. Elaboração de caderno de encargos com recurso a técnicos e fichas técnicas. Escolha e aplicação de materiais e aviamentos adequados a esta tipologia de vestuário tendo em conta as tarefas a desempenhar. 4. Planear e conceber um projeto que vá de encontro às necessidades refletidas no caderno de encargos do cliente ou da sua imagem corporativa (e.g.: setores de turismo, hotelaria, restauração, bancário e instituições governamentais). 5. Modelar, prototipar e confecionar uma peça de vestuário corporativo
  • BibliografiaBibliography
    Fashionary Team. (2016). Fashionpedia - The Visual Dictionary Of Fashion Design. Fashionary. ISBN 978-9881354761 Calderin, J. (2009). Form, Fit, Fashion: All the Details Fashion Designers Need to Know But Can Never Find. Rockport Publishers. ISBN 978-1592535415 Jones, S. J. (2009). Fashion design: O manual do estilista. Editorial Gustavo Gili, S.L. ISBN 8425220386 Mbeledogu, E. (2022). Fashion Design Research. 2a edição. Laurence King Publishing. ISBN 978-1913947668 McKelvey, K.; Munslow, J. (2012). Fashion Design: Process, Innovation and Practice. Wiley. ISBN 978-0470655771 San Martin, M. (2011). Fashion Details: 1,000 Ideas from Neckline to Waistline, Pockets to Pleats. Rockport Publishers. ISBN 978-1592537167
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino é baseada na demonstração e experimentação. Os estudantes são confrontados com a necessidade de pesquisar, refletir e desenvolver propostas de produtos que vão de encontro às necessidades da marca/empresa para a qual desenvolverão uma proposta. Para isso é importante que seja realizada um estudo de caso(s) em marca(s)/empresa(s) de um ou mais setores. O objetivo é o de que o estudante conheça e explore de forma teórica e prática as várias etapas de realização de um projeto desde a sua conceptualização até à produção.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não