ISMAT 24158
Estratégias de Comunicação e Marketing de Moda
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de **Estratégia de Comunicação e Marketing de Moda** tem como objetivo capacitar os alunos a compreender e aplicar o papel estratégico das áreas de Marketing e Comunicação no contexto dinâmico e globalizado da indústria da moda. Esta unidade visa desenvolver uma abordagem crítica e inovadora sobre como as marcas de moda devem gerir o seu composto de marketing e a sua estratégia de comunicação, considerando as tendências emergentes, a sustentabilidade, e a transformação digital.
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ProgramaProgramme• Planeamento estratégico de marketing para empresas de moda • Segmentação e Posicionamento de marca • 4P, 7P e 8Ps no mercado de moda • A presença digital • Jornada do cliente • Comunicação estratégica para empresas de moda • Relacionamento com influenciadores e imprensa • O recurso à Inteligência artificial no marketing das marcas de moda
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ObjectivosObjectivesAo final desta unidade curricular, espera-se que os alunos adquiram as competências necessárias para: - Realizar uma análise crítica das políticas e estratégias de Marketing de uma marca de moda, identificando oportunidades e desafios no ambiente competitivo. - Elaborar diagnósticos precisos e estratégicos, estabelecendo objetivos claros e alinhados às tendências do mercado e às exigências dos consumidores contemporâneos. - Desenvolver planos estratégicos de comunicação que integrem os novos media, a inteligência artificial, e práticas sustentáveis, fortalecendo a presença e a relevância da marca no mercado global. - Demonstrar uma capacidade inovadora na criação e implementação de estratégias que reflitam a identidade e os valores da marca, promovendo a sua diferenciação no setor da moda.
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BibliografiaBibliographyHenninger, C. E., Alevizou, P. J., Goworek, H., & Ryding, D. (Eds.). (2017). Sustainability in fashion: A cradle to upcycle approach. Springer. • Singh, S. (2020). Luxury and Fashion Marketing: The Global Perspective. Routledge. • TUNGATE, Mark, Fashion Brands, Branding Style from Armani to Zara, 2008, 2a. Edição, Kogan Page, 272p. • POSNER, Harriet. Marketing fashion: Strategy, Branding and Promotion. London: Laurence King, 2024, third edition. • Knox, J. (2019). Ethical Fashion. The Rosen Publishing Group, Inc. •KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary (2021), Principles of Marketing, 18ª edição, Pearson. • GAIMSTER, Julia (2014), Visual Merchandising: The image of selling, 2ª edição, Bloomsbury Visual Arts. • MCDOWELL, Erin (2020), Social Media in Fashion Marketing, 1ª edição, Bloomsbury • GUTHRIE, Sarah, KIM, Jooyoung (2022), Artificial Intelligence in Marketing: Innovations, Strategies and Applications, Routledge
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MetodologiaMethodologyA unidade curricular é ministrada em regime teórico-prático, combinando sessões expositivas, análise crítica e exercícios aplicados. Ao longo do semestre, os estudantes desenvolvem projetos práticos individuais, centrados na criação e implementação de estratégias de comunicação e marketing para as suas marcas de moda, bem como um estudo de caso em grupo, que promove a cooperação, a partilha de perspetivas e a análise de práticas reais do setor. O processo de ensino-aprendizagem privilegia o modelo “learning by doing”, permitindo a articulação entre a aquisição de fundamentos conceptuais e a sua aplicação prática em contextos de simulação profissional. As sessões de orientação e discussão crítica em aula asseguram o acompanhamento contínuo e a consolidação das competências ao longo do percurso formativo.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão



