ISMAT 24158
Estratégias de Comunicação e Marketing de Moda
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Estratégia de Comunicação e Marketing de Moda tem como objetivo capacitar os alunos a compreender e aplicar o papel estratégico das áreas de Marketing e Comunicação no contexto dinâmico e globalizado da indústria da moda. Esta unidade visa desenvolver uma abordagem crítica e inovadora sobre como as marcas de moda devem gerir o seu composto de marketing e a sua estratégia de comunicação, considerando as tendências emergentes, a sustentabilidade, e a transformação digital.
-
ProgramaProgramme• Planeamento estratégico de marketing para empresas de moda • Segmentação e Posicionamento de marca • 4Ps no mercado de moda • A presença digital • Jornada do cliente • Comunicação estratégica para empresas de moda • Relacionamento com influenciadores e imprensa • O recurso à Inteligência artificial no marketing das marcas de moda • Visual Merchandising
-
ObjectivosObjectivesAo final desta unidade curricular, espera-se que os alunos adquiram as competências necessárias para: - Realizar uma análise crítica das políticas e estratégias de Marketing de uma marca de moda, identificando oportunidades e desafios no ambiente competitivo. - Elaborar diagnósticos precisos e estratégicos, estabelecendo objetivos claros e alinhados às tendências do mercado e às exigências dos consumidores contemporâneos. - Desenvolver planos estratégicos de comunicação que integrem os novos media, a inteligência artificial, e práticas sustentáveis, fortalecendo a presença e a relevância da marca no mercado global. - Demonstrar uma capacidade inovadora na criação e implementação de estratégias que reflitam a identidade e os valores da marca, promovendo a sua diferenciação no setor da moda.
-
BibliografiaBibliography• Henninger, C. E., Alevizou, P. J., Goworek, H., & Ryding, D. (Eds.). (2017). Sustainability in fashion: A cradle to upcycle approach. Springer. • Singh, S. (2020). Luxury and Fashion Marketing: The Global Perspective. Routledge. • TUNGATE, Mark, Fashion Brands, Branding Style from Armani to Zara, 2008, 2a. Edição, Kogan Page, 272p. • POSNER, Harriet. Marketing fashion: Strategy, Branding and Promotion. London: Laurence King, 2011. 224 p. ISBN 9781856697231 • Knox, J. (2019). Ethical Fashion. The Rosen Publishing Group, Inc. •KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary (2021), Principles of Marketing, 18ª edição, Pearson. • GAIMSTER, Julia (2014), Visual Merchandising: The image of selling, 2ª edição, BloomsburyVisual Arts. • MCDOWELL, Erin (2020), Social Media in Fashion Marketing, 1ª edição, Bloomsbury • GUTHRIE, Sarah, KIM, Jooyoung (2022), Artificial Intelligence in Marketing: Innovations, Strategies and Applications, Routledge
-
MetodologiaMethodologyAulas lecionadas em ambiente teórico-prático com acompanhamento e orientação de projeto prático a desenvolver durante o semestre.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão