ISMAT 553
Geometria II
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA Geometria apresenta-se como instrumento/meio de representação do objeto conceptual. Como tal é responsável, não só pela técnica entendida como instrumento, como pela mecânica conceptual que Ihe está associada. A capacidade de dar a ver e possibilitar fazer é parte fundamental do processo criativo subjacente à disciplina de arquitectura.
-
ProgramaProgrammePROJECÇÃO CENTRAL OU CÓNICA 1. INTRODUÇÃO 1.1. Origem do sistema. 1.2. O perspetógrafo. 2. REPRESENTAÇÃO DO PONTO DA RECTA E DO PLANO 2.1. Alfabeto do ponto. 2.2. Alfabeto da recta. 2.2.1. Casos notáveis. 2.2.1.1. Rectas paralelas ao quadro. 2.2.1.2. Rectas paralelas ao geometral. 2.2.2. Traços, pontos de fuga e posições relativas. 3. REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS 3.1. Rebatimento do Geometral. 3.2. Traçado de circunferências. 4. REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS 4.1. Situação Espacial e sua Representação.
-
ObjectivosObjectivesO aluno deverá ficar habilitado a: - aplicar conhecimentos teórico-práticos de geometria relativa ao observador (perspetiva cónica), na sua capacidade de representar e de envolver o objeto; - reconhecer a projeção como parte integrante do projetar; - reconhecer a projeção como método de rigor gráfico; - demonstrar capacidades de destreza ao nível da representação técnica das formas, necessárias para o futuro exercício da prática profissional.
-
BibliografiaBibliography[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
MetodologiaMethodologyUtilização de software específico de desenho; Utilização por parte dos alunos dos conteúdos desenvolvidos na aula, enviados pelo professor via email da turma.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão