ISMAT 22537
Gestão da Qualidade
Gestão de Recursos Humanos [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC visa identificar os desafios inerentes à criação de um Sistema de Gestão da Qualidade.
-
ProgramaProgrammeCP1: Os conceitos conducentes a uma definição de qualidade 1.1 Perspetivas divergentes e complementares sobre a gestão da qualidade; 1.2 Teoria da Qualidade Total (TQM); 1.3 Qualidade global da cadeia de suprimentos e padrões internacionais de qualidade. CP2: Como Projetar e Garantir a permanência de uma Cultura de Qualidade 2.1 Planeamento Estratégico da Qualidade; 2.2 A voz do cliente; 2.3 A voz do mercado; 2.4 Qualidade e Inovação em Design de Produto e de Processo; 2.5 Projetar Serviços de Qualidade; 2.6 Gerir a qualidade do fornecedor no âmbito de uma cadeia de suprimentos; CP3: Implementando a Qualidade 3.1 As ferramentas da qualidade; 3.2 Melhoria da qualidade a partir de uma base estatística, de acordo com um sistema de variáveis pertinentes; 3.3 Melhoria de qualidade com base estatística de acordo com um sistema de atributos; 3.4 Gestão do modelo “Six Sigma”, dos 5S’s e de outras Ferramentas da Lean Production CP4: Melhoria contínua no âmbito de um sistema de qualidade
-
ObjectivosObjectivesOA1: Compreender a evolução histórica e os conceitos fundamentais inerentes à gestão da qualidade no contexto empresarial. OA2: Compreender o enquadramento normativo da qualidade e a sua importância. OA3: Compreender como se cria e se gere o sistema de gestão da qualidade total, numa perspetiva integrada, seguindo o ciclo de Deming. OA4: Identificar as mudanças organizacionais necessárias para o desenvolvimento e sustentabilidade do sistema de qualidade e para o seu aperfeiçoamento. OA5: Compreender a importância do modelo de “excelência” na criação dos sistemas de qualidade e na melhoria da performance da organização.
-
BibliografiaBibliographyLopes, A. (2021). Manual Pedagógico da cadeira. Edição da responsabilidade do ISMAT. Lopes, A. (2016). Cultura de Qualidade e Eficácia Durável: o Primado da Gestão de Pessoas. Gestão e Desenvolvimento, 24, p.3-45. Lopes, A. e Capricho, L. (2007). Manual da Qualidade. Lisboa: Recursos Humanos Editora. António, N., & Teixeira, A., (2019). Gestão da Qualidade: De Deming ao Modelo da Excelência da EFGH (3ºEd.). Lisboa: Sílabo. Baes, B., & Cooper, C., (2005). Qualidade Total de Recursos Humanos. Lisboa: Presença. Cruz, C. V., (1992). Qualidade uma Filosofia de Gestão. Lisboa: Texto Editora. Fey, R., & Gogue, S., (2005). Princípios da Gestão da Qualidade. Lisboa: Gulbenkian. Foster, S. T. (2016). Managing quality: Integrating the supply chain- Global edition. Harlow: Pearson Education. Pires, A. R., (2016). Qualidade - Sistemas de Gestão da Qualidade. (2ºEd.). Lisboa: Edições Sílabo.
-
MetodologiaMethodologyA cadeira é ministrada de acordo com um plano de reescrita das matérias em que o aluno faz um texto seu, sendo este método de aprendizagem designado como “método do texto guia”.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão