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ISMAT 22677

Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento

Gestão de Empresas [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A gestão de operações e cadeia de abastecimento (OSCM) é um elemento-chave na melhoria da produtividade nos negócios em todo o mundo. Estabelecer uma vantagem competitiva através das operações requer uma compreensão de como as operações e as funções da cadeia de abastecimento contribuem para o crescimento da produtividade. No entanto, a nossa intenção nesta unidade curricular é mais do que apenas mostrar-lhe o que as empresas estão a fazer para criar uma vantagem competitiva no mercado, transmitindo-lhe um conjunto de competências e ferramentas que pode realmente aplicar.
  • ProgramaProgramme
    CP1. Conceitos gerais da gestão de operações e da cadeia de abastecimento como geradores de valor. CP2. Implantação dos meios de produção CP3. Planeamento da produção CP4. Gestão de recursos e da capacidade. CP5. Previsão da procura CP6. Gestão de stocks CP7. Sistemas de Gestão: taylorismo, fordismo, kanban, just-in-time, lean management e six sigma. CP8. Sistemas de informação para gestão de operações e da cadeia de abastecimento. CP9. Logística Empresarial e gestão de Transportes CP9.1) Introdução à Logística CP9.2) Da logística à Cadeia de Abastecimento e às redes de abastecimento CP9.3) Gestão de capacidade e procura CP9.4) Lean Thinking e Lean Management CP9.5) Sustentabilidade e Gestão de qualidade
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos de Aprendizagem (OA) (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): OA1 - Compreender os objetivos e os conceitos básicos da gestão de operações e da cadeia de abastecimento como geradores de valor para as partes interessadas. OA2 - Compreender a estrutura das empresas, por tipo de mercado.   OA3 - Conhecer as exigências do gestor de operações e da cadeia de abastecimento.   OA4 - Compreender a integração e o alinhamento entre as decisões operacionais e estratégicas da empresa. OA5 - Compreender a necessidade de uma visão holística para o gestor de operações e da cadeia de abastecimento. OA6 - Identificar e analisar aspetos relacionados com a logística. OA7 ? Conhecer e analisar estudos de caso.
  • BibliografiaBibliography
    Corrêa, H. L., & Corrêa, C. A. (2013). Administração da Produção e de Operações: Manufatura e Serviços: uma Abordagem Estratégica . São Paulo: Atlas Slack, N., Brandon-Jones, A., & Johnston, R. (2018), Operations Management , 8ª Edição, Pearson
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular adota uma metodologia de sala de aula invertida. Cada grupo prepara e apresenta o capítulo do livro que lhe foi atribuído (cronograma comunicado na 1.ª aula), seguido de discussão guiada de estudos de caso que promovem a aplicação prática dos conceitos. Esta organização exige preparação prévia por parte dos alunos, desenvolve competências de comunicação, síntese e pensamento crítico e melhora a aplicabilidade prática do conhecimento em contextos reais. No início de cada aula, os estudantes realizam ainda um pequeno teste de seleção,  que avalia a compreensão dos conteúdos transmitidos na aula anterior, fornecendo feedback imediato e identificando áreas que necessitam de reforço. Em todas as sessões, o docente assegura a mediação pedagógica, a clarificação de dúvidas e o enquadramento dos estudos de caso face aos objectivos da UC.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não