ISMAT 2411
História da Arquitetura Portuguesa
Arquitetura [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationA arquitectura portuguese faz parte da família mais vasta da arquitectura europeia, e dita também Ocidental, de raíz greco-romana e com algumas influências da arquitectura islâmica e do Próximo Oriente. Contudo, no contexto Ocidental, a arquitectura portuguesa tem particularidades resultantes da adaptação de modelos importados e ralizados em Portugal com as disponibilidades financeiras, normalmente mais precárias que a de muitos países europeus, apesar das excepções durante os reinados de D. Manuel I e D. João V. Neste contexto a unidade curricular incidirá sobretudo nestas particularidades, comparando os exemplos portugueses com os dos nossos vizinhos espanhóis e não só, pois não raro damos o salto por cima da Espanha e procurámos informações directas de outros países europeus, nomeadamente os países da Liga Hanseática, de Itália, da França e da Alemanha, entre outros. É pois pertinente focar estas questões e sempre que possível encontrar outras razões de ordem temperamental.
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ProgramaProgrammeConteúdos programáticos 1.Antes da formação de Portugal. A Pré-História: a Cultura Megalítica; a cultura castreja; a presença Romana; a presença Islâmica. 2. Depois da formação de Portugal. 2.1- A arquitectura românica em Portugal: As sés catedrais; a Rota do Românico; castelos e paços. 2.2- A arquitectura gótica em Portugal: o gótico inicial e o a maturidade do gótico de influência francesa. 2.3- O Manuelino. 2.4- O Renascimento. 2.5- A arquitectura de transição do Renascimento para o Barroco. O Maneirismo. 2.6- O Barroco e o Barroco Rococó 2.7- O Pombalino e o Neoclássico 2.8- O Romantismo precoce em Portugal e o Romantismo pleno. O Ecletismo 2.9- A Arte Nova, o Art Déco e o modernismo. 3- Arquitectura Contemporânea.
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ObjectivosObjectivesPretende-se que os alunos consigam observar bem os fenómenos de adaptação formal da arquitectura Ocidental, à realidade portuguesa, através da comparação de exemplos concretos, explicitados em aula. Também é oportuno e indipensável incentivar os alunos a compreender as razões e as formas arquitectónicas adoptadas, participando em aula em exercícios práticos, sem descurar a componente teórica.
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BibliografiaBibliography- ALMEIDA, C. A. F. ], História de Arte em Portugal - O Românico, (vol. II) , Lisboa, Alfa, 1993 - BORGES, N. C., História da Arte em Portugal - Do Barroco ao Rococó, (vol. 9), Lisboa, Alfa, 1993 - COSTA, Alexandre Alves, Introdução ao estudo da arquitectura portuguesa, Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2007 - DIAS, P., História da Arte em Portugal - o Gótico , (vol. 4) , Lisboa, Alfa, 1993. - MOURA, C., PEREIRA, J. F. & MOREIRA, R., Históra de Arte em Portugal, O Limiar do Barroco (vol. 8), Lisboa, Alfa, 1993 - PEREIRA, Paulo (direcção), História de Arte Poetuguesa, Barcelona, Círculo dos Leitores, 1995 - SERRÃO, V., CORREIA, J. E. H., MECO, J., MOREIRA, R. & DESWARTE, M. História de Arte em Portugal - o Maneirismo (vol. 7), Lisboa, Alfa, 1993
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MetodologiaMethodologyAulas expositivas com recurso à imagem passada com recurso a PPTs e apresentação por parte dos aiunos de trabalhos a desenvolver de acordo com enunciados e ou de trabalho feito em aula. - Trabalhos executados e apresentados pelos alunos - 40% da avaliação - Frequência - 40% da avaliação - Assiduidade, interesse e participação em aula - 20%
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão