ISMAT 17970
História da Arte e Cultura Visual
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationDisciplina de base para o curso, que oferece uma introdução à história geral da arte e da cultura visual como estrutura para entender as relações entre a Arte e o Design, suas origens, desenvolvimentos e múltiplas interconexões. Na sua dinâmica, as aulas promovem um pensamento não-linear sobre a história da arte, associando e traçando paralelos entre diferentes artistas, períodos e movimentos artísticos, da Antiguidade até o Século XXI. Com esta abordagem, objetiva-se demonstrar ao aluno a recursividade da história e a consequente importância de conhecer o passado para construir o futuro. Análisar e perceber que os contextos da História da Arte e da Cultura Visual são inseparáveis entre si, e que se articulam em teorias e processos permitindo construir uma rede de estratégias fundamental para o estudo em Design. A UC comtempla uma parte prática de forma a investigar e explorar graficamente alguns dos conceitos abordados em aula, segundo diferentes técnicas e materiais.
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ProgramaProgrammeSemiótica: uma (quase) pequena introdução O Design no período das antigas civilizações: Everything is a remix A arte da perspicácia / Ciência e arte - De Leonardo Da Vinci a Michel Gondry Um Mundo sonoro e a cores - Da estética sinestésica de Kandinsky às Cybergeishas de Mariko Mori Sorytelling - Das Predelas medievais à Quentin Tarantino Auto-representação e Escândalos na Arte - De Rembrandt a Banksy Movimento arts and crafts - De William Morris a Joshua Davis Design e decoração: de Stijl, o espírito nouveau e o purismo nas artes e no design. Design moderno e movimentos Avant-garde - Dos Cut-ups de William Burroughs aos Coldcut & Hexstatic Arte, Design e Revolução - De El Lissitzky aos Experimental Jetset Bauhaus & Construtivismo - De Malevitch ao capitalismo dos Franz Ferdinand Street Art & Arte Contemporânea (Seminários)
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ObjectivosObjectivesDominar os conceitos básicos e fundamentais da disciplina; Adquirir um conjunto útil de conhecimentos no âmbito da história do pensamento estético; Entender os ciclos da história da arte e suas relações com a história do design; Identificar as ideologias imagéticas dominantes nos vários períodos cronológicos da história; Compreender a importância da disciplina no contexto da problematização teórico-prática. Adquirir / desenvolver conhecimento exploratório e associativo relacionando o campo da história da arte e do design, estabelecendo relações entre o conteúdo explorado e o desenvolvimento de novas ideias, produtos ou negócios no contexto do design contemporâneo.
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BibliografiaBibliographyBELL, Julian. Espelho do Mundo: Uma nova História da Arte. Lisboa: Orfeu Negro, 2009. ISBN 9789899556553. BERGER, John. Modos de ver. Lisboa: Antígona, 2018. ISBN 9789726083290. GOMBRICH, Ernst Hans. The Story of Art (16 a Edição). Londres: Phaidon Press, 2013. ISBN 9780714833552. HODGE, Susie. Breve História da Arte Moderna. Barcelona: Gustavo Gili, 2019. ISBN 9788584521494. HOLLIS, Richard. Design Gráfico - Uma História Concisa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. ISBN 9788578273453
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MetodologiaMethodologyUso de filmes (documentários) e debates; Sala de aula invertida (seminários e exercícios rápidos de apreensão de conhecimentos)
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão



