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ISMAT 24160

Lab de Design de Moda I

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Lab de Design de Moda I pretende intervir ao nível da criação de projetos de moda de autor com um campo de ação abrangente indo desde a análise de tendências à prototipação de produto de vestuário, atuando ao nível da pesquisa de tendências, desenvolvimento criativo de imagéticas e produtos e produção de protótipo de peça de vestuário. A UC pretende ainda abordar as temáticas metodológicas e pojetuais aplicáveis ao contexto da criação de uma coleção de moda. Em termos de pertinência no ciclo de estudos esta é a UC onde vai ser estrutura a coleção final de curso e onde irão ser consolidados e aplicados os conhecimentos obtidos nos dois primeiros anos do curso e na qual vai ser realizada uma coleção com objetivo de participação em concursos ou outros que dêem visibilidade aos estudantes enquanto futuros designers.
  • ProgramaProgramme
    1. A pesquisa visual e a elaboração de conceitos no processo criativo de moda de autor Pesquisa e desenvolvimento de conceitos e tendências. 2. O processo criativo do design de moda de autor. As diferentes etapas, as variáveis, os processos e os desafios. 3. A importância da escolha de materiais na coleção de design de moda de autor. 4. A criação de uma coleção de moda de autor. Projeto prático.
  • ObjectivosObjectives
    1. Conhecer métodos de pesquisa visual e de pesquisa de conceitos para desenvolvimento de coleção de moda de autor. 2. Conhecer e aprofundar o processo criativo do design de autor. 3. Planear e conceber uma coleção de design de autor. 4. Conhecer e aprofundar técnicas de apresentação e desenvolvimento de uma coleção de moda de autor, desde a ideia inicial até ao produto final.
  • BibliografiaBibliography
    Bryant M. (2016) Fashion Drawing, Second Edition: Illustration Techniques For Fashion Designers. Laurence King Publishing. ISBN 9781780678344 Fashionary Team. (2016). Fashionpedia - The Visual Dictionary Of Fashion Design. Fashionary. ISBN 978-9881354761 Fashionary International Limited. (2024). Stylepedia - An Illustrated Guide Of Style, Culture And History. Fashionary. ISBN 9789881354792 Jaffer A. (2006). Made for Maharajas: A Design Diary of Princely India. Vendome Press. ISBN 978-0865651746 Leite, A.; Velloso, M., (2017). Desenho Técnico de Roupa Feminina. Senac. ISBN 978- 8539612956 Mbeledogu, E. (2022). Fashion Design Research. 2ª edição. Laurence King Publishing. ISBN 978-1913947668 Szkutnicka, B. (2017). Technical Drawing for Fashion – A complete Guide. Laurence King. ISBN 978-1780678368 Woolton C. (2020). Vogue The Jewellery. Conran. ISBN 978-1840917994
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular será desenvolvida através de sessões teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, e de trabalhos práticos de carácter experimental desenvolvidas durante as sessões de aula. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno. O ensino tutorial, como método ativo, será fundamentalmente usado no acompanhamento do projeto, realizado ao longo do funcionamento da unidade curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não