ISMAT 2581
Marketing
Gestão de Empresas [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationA UC de Marketing visa introduzir os estudantes a um dos principais pilares da gestão organizacional. A UC propicia aos alunos uma visão abrangente sobre os conceitos que norteiam esta área científica e como o marketing se insere de forma holística nas diferentes áreas funcionais e como influencia o desempenho das empresas. Além disso, fornece embasamento teórico e prático para que os alunos entendam e discutam temas atuais atinentes ao marketing. A UC estimula o senso crítico dos alunos acerca das interfaces do marketing com a economia, estratégia, tecnologia, a cultura, a ética, a responsabilidade socioambiental ao desenvolver um plano de marketing.
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ProgramaProgrammeCP1. Ambiente empresarial e de marketing CP2. Fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing CP3. Comportamento dos consumidores e o processo de decisão de compra CP4. Sistemas de informações e pesquisa de marketing CP5. Planeamento estratégico de marketing com ferramentas de inteligência artificial. CP6. Marketing contemporâneo: o estado da arte
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ObjectivosObjectivesOA1 - Contextualizar as tendências do ambiente empresarial e de marketing OA2 - Dominar os fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing. OA3 - Perceber sobre o comportamento dos consumidores e o seu processo de decisão de compra. OA4 - Conhecer ferramentas de sistemas de informações e pesquisa de marketing OA5 - Identificar estratégias de marketing, diagnosticar e diferenciar as variáveis intervenientes no processo do marketing e estabelecer prioridades, visando vantagens competitivas sustentáveis. OA6 - Desenvolver um planeamento estratégico de marketing para uma organização utilizando ferramentas de inteligência artificial. OA7 - Perceber o estado da arte da ciência e da prática do marketing.
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BibliografiaBibliographyBLACKWELL, R.D.; MINIARD, P.W., ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2013. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing . 12.ed. SÃO PAULO: Pearson Prentice Hall, 2013. MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing : uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 720 p
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MetodologiaMethodologyA UC de Marketing contará com metodologias de ensino inovadoras, nomeadamente: - Aprendizado baseado em projetos de marketing em grupos, nos quais os alunos podem aplicar conceitos e teorias aprendidas em sala de aula para resolver problemas reais enfrentados por empresas. - Estudos de caso interativos para que os alunos tomem decisões de marketing baseadas em cenários de negócios simulados. - Uso de inteligências artificiais para dinamizar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em marketing.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão