ISMAT 22354
Metodologia Jurídica
Direito (Bol) (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationA UC Metodologia Juridica integra-se no primeiro ano da licenciatura em Direito, tem uma natureza horizontal e pretende contribuir para uma formação inicial robusta do aluno de Direito dotando-o de capacidade de (i) compreensão da especificidade da estrutura do pensamento jurídico e da função do Direito como sistema de regulação social e sua interacção com outras áreas científicas (ii) articulação da dimensão técnica com a dimensão ética e de valores. Por outro lado, a UC pretende estimular a capacidade de análise e pensamento critico num contexto em que o jurista tem de operar numa sociedade marcada por grande cpomplexidade, incerteza, rápida mudança e elevado risco sistémico.. No inicio do percurso académico é também fundamental que o aluno domine aspectos centrais da metodologia e da ética de investigação que se revela fundamental para a elaboração rigorosa de trabalhos de investigação ao longo da licenciatura.
-
ProgramaProgramme1. Conhecimento científico, validade e limites: a abordagem epistemológica. Continuismo vs. descontinuismo. O descontinuismo e as perspectivas de Kuhn e Popper. 2. Metodologia Jurídica: e Filosofia do Direito : conceitos e diferenças de perspectivas. Metodologia Juridica e as diferentes perspectivas: normativismo, funcionalismo e jurisprudencialismo. Jurisprudencialismo e a escola de Coimbra. 3. A Lógica Jurídica. Lógica formal e dialéctica. As visões jusnaturalista, positivista e construtivista. Principios da lógica jurídica. Teorias da argumentação jurídica. 4. A Hermenèutica Jurídica. 5. O Direito e as relações com outras áreas científicas: diálogo, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. A interacção Direito e Ciència na regulação e o desenvolvimento da soft law. 6. Inteligència artificial e o futuro do Direito. 7. Metodologia e ética de investigação em Cièncias Sociais.. Orientações práticas sobre metodologia da investigação juridica-.
-
ObjectivosObjectivesOs objectivos da UC são os seguintes; a) Enquadrar o processo de produção do conhecimento científico e a sustentação da sua validade numa perspectiva epistemológica b) Analisar numa perspectiva comparativa as diferentes abordagens e pressupostos da metodologia específica da ciência jurídica e a forma como influenciam a visão sobre a função de regulação social do direito e a lógica do raciocínio juridico. c) Promover a aquisição de conhecimentos sobre a lógica e a hermeneutica juridicas d) Dotar os alunos de competências básicas para o desenvolvimento de investigação com respeito pelas regras de ética de investigação em cièncias humanas e) Estimular capaciidades de análise e pensamento critico
-
BibliografiaBibliographyAldisert, Ruggero et al, 2007, Logic for Law students, how to think like a lawyer, University of Pittsburgh Law Review, vol. 69, nº1 (2007) pp. 1-22 Corrales, M., Fenwick (eds.), 2018, Robotics, AI and the future of Law, Springer Fuller, Steve, 2003, Kuhn vs. Popper - the struggle for the soul of science, Icon Books Neves, Castanheira, 1993, Metodologia Jurídica - problemas fundamentais, Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Reimpressão 2013, Coimbra Editora Neves, Castanheira, 2014, O Direito como validade; in Revista de Legislação e Jurisprudència, 143, nº3984. Poscher, Ralf, The Hermeneutics of Law, in Forster, Michael/Gjesdal, K. (eds.) The Cambridge Companion to Hermeneutics, Cambridge University Press. Prakten, Henry, 2018, The role of Logic in legal reasoning, in Logical Tools for modelling legal argument, pp.15-31, Springer Link Wacks, Raymond, 2014, Philosophy of Law - a very short introduction, 2nd ed., Oxford University Press
-
MetodologiaMethodologyOrganização de sessões de knowledge cafe para exploração de perspectivas diferentes e divergente sobre temas pré-seleccionados Análise de acórdãos em grupo..
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



