ISMAT 7093
Métodos de Investigação
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationO objetivo da Unidade Curricular é o de dirigir e apoiar os alunos na investigação em Arquitetura, procurando esclarecer e robustecer os seus conhecimentos das suas práticas e métodos através do exercício de análises, sínteses e hipóteses, simultaneamente preparando o aluno para a elaboração do seu próprio plano de dissertação. A Unidade Curricular de Métodos de Investigação, como disciplina teórico-prática, desenvolve-se segundo uma prática tutorial, apoiada por aulas teóricas e exercícios pontuais. Nesse sentido, paralelamente ao acompanhamento personalizado do desenvolvimento do trabalho de investigação, desde o seu início até à sua apresentação, existe uma prática de docência teórica, onde são abordadas temáticas específicas ao desenvolvimento dos Planos de Dissertação, em paralelo com alguns dos temas da cultura arquitetónica.
-
ProgramaProgrammeOs conteúdos resultam da exploração de métodos e práticas de investigação potenciadas pelos temas individuais dos alunos, ainda que possam existir temas que sejam transversais a todos eles como as alterações sociais e ambientais, e um horizonte temporal entre o meio e o fim deste século. Os conceitos de dissertação científica em projeto de arquitetura e/ou desenho urbano serão dissecados, assim como identificar problemas, definir prioridades, organizar tarefas, antever dificuldades, delinear o trabalho a realizar na dissertação e estabelecer um plano da sua ação, sistematizar o conhecimento ou encontrar interlocutores adequados.
-
ObjectivosObjectivesEstimular as capacidades de análise, síntese, raciocínio crítico, organização discursiva e rigor associadas à investigação. Proporcionar aos estudantes as competências teóricas e práticas relacionadas com a investigação em arquitetura, promovendo a relação entre a investigação e o projeto, e praticar a aplicação destes aspetos na elaboração da dissertação. Desenvolver a capacidade para classificar e organizar informação, gerar critérios de avaliação, ordenar, estruturar. Dotar os estudantes com as competências necessárias para a formulação de um plano de dissertação.
-
BibliografiaBibliographyBorden,I.,Ruedi Ray, K.(2014). The Dissertation. A Guide for Architecture Students . (3th Ed). London and New York: Routledge. Groat, L., Wang, D.(2002). Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons. Eco, U. (1977). Como se faz uma tese em ciências humanas . Lisboa: Editorial Presença. Frampton, K. (2012). História crítica de la arquitectura moderna . (4ª ed.). Barcelona: Editorial Gustavo Gili. Montaner, J.M. (2009). Sistemas arquitetônicos modernos . Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
-
MetodologiaMethodologyIA metodologia proposta tem como objetivo desenvolver a capacidade de planeamento e de práticas de investigação, onde o rigor e método sejam estruturantes, conduzindo à concretização dos objetivos propostos. Pretende-se, sobretudo, desenvolver o conhecimento tendo um determinado objetivo, frisando e incentivando o pensamento disciplinar próprio e a reflexão sobre a sua autodefinição. O acompanhamento dos exercícios é individual.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão