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ISMAT 22997

Moda Contemporânea

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
      Entender a complexidade da moda. Ter uma visão histórica da moda. Compreender o relacionamento entre as artes e a Moda: comunicação, produção e identidade. Identificar os conceitos e os fenómenos que envolvem a moda nos séculos XX e XXI. Conhecer os profissionais do design de moda em Portugal. Capacidade para entender a dimensão da linguagem e da comunicação que se operam através da moda e sua relação com o outro e com o mundo do imaginário da cultura contemporânea.   .  
  • ProgramaProgramme
    Conhecimento sobre a atualidade da Moda no Mundo e em Portugal: Estratégia de implementação das marcas internacionais e nacionais, no mercado transversal; Visão da identidade local e internacional: Moda francesa; Moda inglesa; Moda italiana; Moda japonesa; Moda portuguesa; Contacto com a realidade de Designers de Moda nacionais; Relação social roupa e objetos.  Conceituação moda, sociedade e contemporâneo.  Moda:  elemento simbólico, comunicacional e cultura.  Resistência e Reinvenção – a moda e as crises.  Global x Local.  Movimentos sociais e as relações com o vestir: Feminismo, culturas e subculturas, gêneros e identidade na moda.  Inspiração e cópia. A moda enquanto agente.  Físico, digital e virtual, a moda como agente do tempo e objeto do desejo.   
  • ObjectivosObjectives
    A moda abrange transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Capacidade de pesquisar e trabalhar a moda de forma a contemplar todas as suas vertentes sociais;  
  • BibliografiaBibliography
    Baudelaire, Charles 2006, A invenção da modernidade , Relógio d'água; Duarte, C. L. 2004 , Moda , O Que É, Quimera, Lisboa; Duarte, Cristina L. 2006, Moda Portuguesa, CTT, Lisboa; Duarte, C. L. (2005). Moda portuguesa; Dorfles, Gillo 1974, Oscilações do Gosto, Livros Horizonte, Lisboa;  Dorfles, Gillo 1988, A moda da moda, ed.70, Lisboa; Kawamura, Y. (2023). Fashion-ology: Fashion studies in the postmodern digital era. Bloomsbury Publishing; Sklar, M. (2019). This is not fashion: Streetwear past, present and future;  Svendsen, L. (2010). Moda: uma filosofia. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.  
  • MetodologiaMethodology
    Conteúdo expositivo a partir de imagens, estudos de têxtos e outros documentos pertinentes para o campo de design de moda. Acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos com atendimento individualizado. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não