ISMAT 22997
Moda Contemporânea
Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationEntender a complexidade da moda. Ter uma visão histórica da moda. Compreender o relacionamento entre as artes e a Moda: comunicação, produção e identidade. Identificar os conceitos e os fenómenos que envolvem a moda nos séculos XX e XXI. Conhecer os profissionais do design de moda em Portugal. Capacidade para entender a dimensão da linguagem e da comunicação que se operam através da moda e sua relação com o outro e com o mundo do imaginário da cultura contemporânea. .
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ProgramaProgrammeConhecimento sobre a atualidade da Moda no Mundo e em Portugal: Estratégia de implementação das marcas internacionais e nacionais, no mercado transversal; Visão da identidade local e internacional: Moda francesa; Moda inglesa; Moda italiana; Moda japonesa; Moda portuguesa; Contacto com a realidade de Designers de Moda nacionais; Relação social roupa e objetos. Conceituação moda, sociedade e contemporâneo. Moda: elemento simbólico, comunicacional e cultura. Resistência e Reinvenção – a moda e as crises. Global x Local. Movimentos sociais e as relações com o vestir: Feminismo, culturas e subculturas, gêneros e identidade na moda. Inspiração e cópia. A moda enquanto agente. Físico, digital e virtual, a moda como agente do tempo e objeto do desejo.
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ObjectivosObjectivesA moda abrange transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Capacidade de pesquisar e trabalhar a moda de forma a contemplar todas as suas vertentes sociais;
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BibliografiaBibliographyBaudelaire, Charles 2006, A invenção da modernidade , Relógio d'água; Duarte, C. L. 2004 , Moda , O Que É, Quimera, Lisboa; Duarte, Cristina L. 2006, Moda Portuguesa, CTT, Lisboa; Duarte, C. L. (2005). Moda portuguesa; Dorfles, Gillo 1974, Oscilações do Gosto, Livros Horizonte, Lisboa; Dorfles, Gillo 1988, A moda da moda, ed.70, Lisboa; Kawamura, Y. (2023). Fashion-ology: Fashion studies in the postmodern digital era. Bloomsbury Publishing; Sklar, M. (2019). This is not fashion: Streetwear past, present and future; Svendsen, L. (2010). Moda: uma filosofia. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.
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MetodologiaMethodologyConteúdo expositivo a partir de imagens, estudos de têxtos e outros documentos pertinentes para o campo de design de moda. Acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos com atendimento individualizado.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão