Skip to main content

ISMAT 24237

Projeto V

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    O trabalho desenvolvido na UC de Projeto V irá consolidar os conhecimentos em Arquitetura dos alunos, no seguimento das aproximações a esta área efetuadas nos anos anteriores, reforçando a sua preparação e ânimo para enfrentar o 2.º Ciclo do MIA. A educação, e em particular a educação do futuro arquiteto, é uma possibilidade para aprender a ver o mundo e a proceder à sua transformação enquanto coisa habitável. Há que insistir em educar o estudante para que a sua individualidade seja um exercício mental, resultado do pensamento e da crítica sistémica. Ainda que cada projeto tenha uma especificidade própria, dificilmente previsível no ensino, é possível educar o pensamento e facultar as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da disciplina. É preciso avisar do que já sabemos, e construir sobre o que fazer com esse saber. Manter-se-á a ideia de que a arquitetura não é uma disciplina fechada sobre si própria, mas uma forma de mobilizar várias dimensões do conhecimento humano.
  • ProgramaProgramme
    Os conteúdos programáticos foram desenhados tendo em vista a concretização dos objetivos. Trabalhar-se-á dentro de uma ideia de progressividade, diversidade e incremento das dificuldades. Os exercícios são propostos de forma que o trabalho desenvolvido passe, inexoravelmente, pelos três objetivos, incitando o estudante nessa metodologia. Os exercícios poderão ser espontâneos e curtos, ou mais estruturados e duradouros, de tipologias e escalas diversas, mas sempre procurando estimular a criatividade e a reflexão, integrando uma consciência do saber construir, que se deseja assimilada dentro das competências primordiais a atingir. Os alunos serão ainda estimulados e incentivados a desenvolver uma linguagem própria e estruturada, alinhada com os pressupostos do projeto. Complementarmente, serão trabalhados:   - Estudos de caso notáveis da arquitetura - Fundamentos do desenho técnico - Matérias da construção, sua expressividade e comportamento - Técnicas e sistemas elementares da construção
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da UC serão coerentes com as expectativas de desenvolvimento da perceção do espaço construído e das técnicas de desenho/projeto desenvolvidas nos anos anteriores. Os estudantes serão encorajados a enfrentar ideias preconcebidas de qualquer género. Será preservado e estimulado o espírito crítico e livre. Trabalhar-se-á sobre o exercício concomitante da consciência e da linguagem. As noções elementares da construção estarão sempre presentes e ajudarão o processo criativo. Procurar-se-á que o aluno desenvolva atenção, sentido crítico e facilidade em exprimir-se, de maneira a compreender-se a si e a fazer-se compreender pelos outros. Deve cultivar um sentimento estético e um sentido crítico e ético da profissão. O principal objetivo da UC é a educação do sujeito arquiteto. Como objetivos genéricos teremos três momentos no processo de trabalho: Saber investigar (análise e história) Saber projetar (estratégia e construção) Saber comunicar (representação e apresentação)
  • BibliografiaBibliography
    AA.VV (2004). Arquitectura popular em Portugal, 4ª ed. Lisboa: Ordem dos Arquitectos COSTA, F. Pereira da (1930). Enciclopédia prática da construção civil. Lisboa: edição de autor DIAS, Manuel Graça (1999). Ao Volante Pela Cidade. Lisboa: Relógio d'Água DEPLAZES, Andrea (ed. 2005) Constructing architecture: materials, processes, structures – a handbook. Basel: Birkhäuser ROCHA, Paulo Mendes da (2018). Futuro desenhado. Lisboa: Monade Editora SIZA, Álvaro (2000). Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70 SOLÀ-MORALES, Ignasi de (1995). Diferencias: topografia de la arquitectura contemporânea. Barcelona: Gustavo Gili ZUMTHOR, Peter (2009). Pensar a arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili   www: DIAS, Manuel Graça. Melo, Alexandre (1996). Ver Artes, RTP. Disponível em: https://arquivos.rtp.pt/programas/ver-artes/page/5/#filters COPANS, Richard. NEUMANN, Stan. ARTE Architecture collection. Disponível em: https://campus.arte.tv/serie/architectures-tous-les-episodes
  • MetodologiaMethodology
    As aulas de carácter mais teórico serão complementares ao trabalho prático a desenvolver, procurando estimular a criatividade e cultura dos alunos, através da apresentação de obras/autores referenciais e/ou temáticas específicas relacionadas com o programa dos exercícios. As aulas práticas decorrerão em regime tutorial, abertas à discussão pública de todos. Será introduzida uma série de exercícios, a desenvolver individualmente ou em grupo, conduzidos em função do pulsar da turma e dos interesses de cada aluno. Os debates e reuniões semanais, onde será apresentado o trabalho desenvolvido na semana anterior, terão lugar em grupo e deverão ser bem preparados pelos alunos. Pressupõe-se, ainda, uma parte de trabalho autónomo complementar, dentro ou fora da sala de aula. Cada exercício pressupõe uma aprendizagem no campo da investigação, da construção e da comunicação. Os exercícios serão segmentados por fases de desenvolvimento e apresentação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não