ISMAT 24241
Projeto VII
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA UC de Projeto 07 começa o percurso final de dois anos do segundo ciclo do MIA, tendo em conta os conhecimentos adquiridos no primeiro ciclo relativamente à capacidade de leitura crítica da arquitetura como parte do processo metodológico e de utilização das ferramentas de projeto (representação manual, digital e tridimensional), necessárias para o desenvolvimento do exercício proposto no primeiro semestre relativo a uma infraestrutura escolar e uma residência universitária. A abordagem ao projeto desta UC incrementa os níveis de dificuldade da licenciatura, obrigando o discente a acautelar na sua metodologia de projeto, a normativa vigente, os conceitos bioclimáticos e de eficiência energética, tal como introduzir noções de regeneração ambiental, para mitigar os impactos da construção, respondendo aos desafios lançados pelas alterações climáticas.
-
ProgramaProgrammeO programa do primeiro semestre do 4º ano, centra-se no desenvolvimento de um projeto para um edifício de ensino universitário (Faculdade de Arquitetura) para um máximo de 250 alunos e uma residência universitária para 100 utilizadores, em Portimão. O projeto deverá discutir a relação entre a proposta e o entorno construído, entre público e privado, passando pela relação interna entre espaços de trabalho (estudo) e os serviços necessários para o seu funcionamento. Será também dada importância às infraestruturas necessárias e ao seu funcionamento, para levar o projeto para além da neutralidade carbónica. O exercício será dividido em três etapas: Análise de casos de estudo e do lugar, utilizando as ferramentas de representação de desenho (CAD) e de representação tridimensional (maquete física a 1:500), e construção de um programa base; Desenvolvimento do projeto urbano e de arquitetura, à escala 1:200; Desenvolvimento do projeto de arquitetura, (projeto base), à escala 1:100.
-
ObjectivosObjectivesA partir dos conhecimentos adquiridos de compreensão do território, da sua história e das suas condições climáticas, acrescentando noções de ecologia urbana, pretende-se reforçar e melhorar a metodologia individual adquirida durante o primeiro ciclo de estudos, começando pela construção de uma ideia através da investigação e da crítica, utilizando os instrumentos próprios da disciplina (desenho e maquete) e terminando com a representação a nível de licenciamento, do conjunto educacional proposto.
-
BibliografiaBibliographyArgan G. C. 1993. “Histo¿ria da Metodologia de Projeto”. Revista Caramelo. 156-170. Armstrong R. 2023. “Introducing Regenerative Architecture.” Journal of Chinese Architecture and Urbanism. 1-11. https://doi.org/10.36922/jcau.1882 Botton A., (2009) A arquitetura da felicidade. Dom Quixote, Lisboa. ISBN 978-972-20-3932-1 Ching, Francis D.K. (2002) Arquitetura, Forma, Espaço e Ordem, Martins Fontes, São Paulo, ISBN: 9788425228698 Neufert E. (1981) Arte de Projetar em arquitetura. Gustavo Gili, Saõ Paulo Siza A. (1998) Imaginar a evidência. Edições 70, Lisboa. ISBN 972-44-1033-1
-
MetodologiaMethodologyA metodologia a consolidar e aplicar, sustenta-se na ideia de Argan, segundo a qual o projeto arquitetónico desenvolve-se através do conhecimento e da análise crítica que, por sua vez, informam a imaginação. As ferramentas escolhidas para a (des)codificação do espaço são: desenho manual e ou digital; maquetes físicas de estudo e maquete final. Para apoiar esta UC será¿ desenvolvido um blog, que permitira¿ manter a informação acessível a todos, promovendo a interação e o acesso aos conteúdos teórico-práticos fornecidos ao longo do semestre.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão