ISMAT 24241
Projeto VII
Arquitetura [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Projeto 07 articula pensamento crítico e prática projetual, centrando-se na consolidação da cidade de Lisboa num contexto de crise ecológica, climática e social. O seu campo de ação inscreve-se na arquitetura entendida como prática situada entre escalas e sistemas interdependentes, com a ambição de regenerar os ecossistemas urbanos e territoriais. O exercício de projeto incide sobre um vazio urbano significativo — a área da antiga Manutenção Militar na Rua de Artilharia 1 — como oportunidade para repensar o habitar contemporâneo. Serão trabalhados temas como espaço público, habitação, alimentação, água, energia, resíduos, solo e clima, promovendo a integração ecológica e a articulação entre usos coletivos e serviços urbanos. A pertinência desta UC reside na capacidade de estimular o posicionamento ético, técnico e crítico do/a estudante perante os desafios reais da arquitetura no século XXI. O Enunciado Digital Extenso [LISBOA] em anexo é parte integrante desta FUC.
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ProgramaProgrammeA estrutura da unidade curricular assenta em sete eixos temáticos: alimentação, energia, água, solo, resíduos, clima e habitação. Estes temas são trabalhados como sistemas interdependentes e determinantes na definição do projeto de arquitetura. A abordagem parte de dados científicos atualizados (IPCC AR6 SYR, UN-Habitat, ONU), documentos estratégicos da União Europeia (Green Deal, Renovation Wave, EPBD, Nature Restoration Law) e análise do contexto urbano da área de intervenção. A cidade é entendida como ecossistema humano e territorial. O lugar é estudado a partir dos seus traçados, morfologia, usos, dinâmicas sociais, económicas e simbólicas. A proposta final parte da reflexão sobre o metabolismo urbano e articula habitação, espaço público, natureza e usos coletivos, refletindo sobre o papel da arquitetura na regeneração do território urbano.
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ObjectivosObjectivesA UC tem como objetivos o desenvolvimento da capacidade crítica e projetual, a compreensão dos sistemas urbanos contemporâneos e a produção de propostas arquitetónicas situadas, coerentes e fundamentadas. Pretende-se que @s alun@s adquiram conhecimentos sobre metabolismo urbano, limites planetários, transição energética e ecológica, bem como competências de análise territorial, simulação, síntese projetual, representação e comunicação do projeto. As competências desenvolvidas incidem sobre: — Leitura crítica de territórios urbanos complexos — Capacidade de síntese entre diferentes escalas e sistemas — Construção de propostas espaciais ancoradas no lugar e no tempo — Domínio dos meios analógicos e digitais de projeto — Participação ativa em processos de debate e crítica coletiva
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BibliografiaBibliographyKotz, M., Levermann, A., Wenz, L., Kalkuhl, M., & Jagermeyr, J. (2025). Climate extremes, food price spikes, and their wider societal risks. Environmental Research Letters, 20(8), 081001. https://doi.org/10.1088/1748-9326/ad45aa Gehl, J. (2010). Cities for People. Island Press. Moreno, C. (2024). The 15-minute city: A new urban model for sustainable living. In Urban Futures Journal, 16(2), 45–59. Armstrong, R. (2023). Regenerative Architecture and the Urban Metabolism. Architectural Design, 93(1), 28–35. Campo Baeza, A. (2021). Palimpsesto Architectonico. Abada Editores. Monteiro, C. (2017). Morfologia urbana e biologia: a cidade como organismo. Revista de Morfologia Urbana, 5(1), 38–41. Outras referências estão descritas no Enunciado Digital Extenso, complementar à FUC, com hipertexto.
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MetodologiaMethodologyA unidade curricular está articulada com a UC de História da Cidade, com sessões conjuntas à quinta-feira, destinadas à apresentação de conteúdos, análise de casos de estudo e debate público dos projetos. Esta articulação está formulada para manter as UC's independentes. À sexta-feira, o trabalho decorre em ateliê, em formato de laboratório, com acompanhamento dos docentes. O projeto divide-se em duas fases: — Proposta de transformação arquitetónica do espaço urbano (12 semanas, grupo de até 2 alun@s) — Estudo prévio de um edifício (4 semanas, trabalho individual) O processo de projeto será desenvolvido com recurso a maquete digital tridimensional (ferramenta 1), impressão 3D (ferramenta 2) e desenho analógico e digital. A avaliação é contínua e considera: qualidade processual, coerência temática, rigor gráfico e clareza na apresentação final do dossiê. Um blog, com subscrição obrigatória, manterá a comunicação docente-discente.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS10
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão