Skip to main content

ISMAT 11643

Psicologia da Personalidade

Psicologia (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    O objectivo central desta UC é o de proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada sobre o construto de personalidade, que permita o reconhecimento da sua importância na descrição, explicação e compreensão do funcionamento psicológico e na predição do comportamento
  • ProgramaProgramme
    Personalidade: definição e evolução histórica do conceito. Unidades da Personalidade Traços, tipos, motivos, cognições. Determinantes da Personalidade Teorias da Personalidade A Perspetiva psicodinâmica Sigmund Freud: a Psicanálise Carl Jung: a psicologia Analítica Alfred Adler: a Psicologia Individual Karen Horney: Teoria Socio-Psicanalítica Erik Erikson: a Psicologia do Ego A Perspetiva Humanista Carl Rogers: Teorias centrada na Pessoa A Perspectiva Personalidade-Traço Gordon Alport: Teoria do Traço Hans Eynseck: Teoria das 3 dimensões A Perspetiva Cognitiva Albert Bandura: Teoria Sócio-Cognitiva Rotter e Mischel: Teoria Cognitiva da Aprendizagem Social Modelo dos 5 grandes Fatores Avaliação da Personalidade Metodologias Quantitativas Metodologias Qualitativas
  • ObjectivosObjectives
    Especificamente, pretende-se que o(a)s estudantes: Adquiram um conhecimento sólido sobre os diferentes tipos de fatores que contribuem para a estruturação e desenvolvimento da personalidade; Desenvolvam competências de análise crítica acerca dos principais modelos teóricos da psicologia da personalidade, contextualizando-os historicamente e sendo capazes de os descrever e contrastar; Adquiram uma perspetiva integrativa atualizada, que contemple toda a complexidade da personalidade; Reconheçam e contextualizem o papel da personalidade em diferentes âmbitos de actuação e na relação com outras variáveis psicológicas e sociais.
  • BibliografiaBibliography
    Engler, B. (2008). Personality theories: An Introduction. Boston: Houghton Miffin. Feist, J. & Feist, G. (2008). Teorias da Personalidade. Lisboa: McGraw-Hill. Friedman, H. & Schustack,M. (2008). Personality: Classic Theories and Modern Research. Boston: Allyn & Bacon. John, O.; Robins, R. & Pervin, L. (2010). Handbook of Personality: Theory and Research. NY: Guilford. Larsen, R. J. & Buss, D. M. (2009). Personality Psychology: Domains of knowledge about human nature. NY: cGraw-Hill. Miserandino, M. (2011). Personality Psychology: Fundations and Findings. NY: Prentice Hall. Schultz, D. & Schultz, S. (2008). Theories of Personality (9th ed.). Belmont, CA: Wadsworth Publishing.  
  • MetodologiaMethodology
    Ao longo do semestre, para concretizar os objetivos da Unidade Curricular, serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas, e a aprendizagem baseada em projetos
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não