Skip to main content

ISMAT 6305

Sistemas Operativos

Engenharia Informática (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Sistemas Operativos (SO) integra o núcleo fundamental da formação em Engenharia Informática, constituindo um dos pilares teóricos e práticos que sustentam a compreensão do funcionamento dos sistemas computacionais . O seu objetivo central é dotar o estudante de conhecimentos sólidos sobre os princípios, mecanismos e arquiteturas que permitem a gestão eficiente dos recursos computacionais tais como a virtualização, o processador, memória, dispositivos de entrada/saída e sistemas de ficheiros por forma a garantir simultaneamente desempenho, fiabilidade e segurança.
  • ProgramaProgramme
    Introdução Conceito de Sistema Operativo Funcionalidades e Mecanismos Serviços e Arquitetura do Sistema Operativo Serviços e Interfaces Exceções, APIs e Chamadas Sistema Arquitetura e Implementação Gestão de Processos Processos e Fluxos de Execução Processos Zoombie Tarefas (thread) Escalonamento do CPU Sincronização de Processos Deadlocks Gestão de Memória Primária Memória Física Memória Virtual Gestão de Memória de Armazenamento Sistemas Gestão de Ficheiros (SGF) Implementação de SGFs Estrutura da Memória de Armazenamento Subsistemas de Entradas e Saídas (E/S) Exemplos de Sistemas Operativos Os pontos acima referidos serão ilustrados através de exemplos retirados dos sistemas Linux e Windows  
  • ObjectivosObjectives
    Conhecimentos Compreender o papel, arquitectura e componentes principais de um sistema operativo. Conhecer modelos de processos, threads, concorrência e gestão de memória. Identificar tipos de sistemas operativos e mecanismos básicos de segurança e proteção. Aptidões Utilizar comandos essenciais em ambientes Unix/Linux. Desenvolver pequenos programas que usem processos, threads e mecanismos de sincronização. Realizar diagnósticos simples de desempenho, memória, processos e sistemas de ficheiros. Competências Resolver problemas práticos relacionados com gestão de processos, memória e concorrência. Aplicar boas práticas de programação de sistemas com foco em eficiência e segurança. Selecionar e configurar sistemas operativos adequados a diferentes contextos.
  • BibliografiaBibliography
    Marques, J. A., Ferreira, P., Ribeiro, C., Veiga, L., & Rodrigues, R.. Sistemas operativos (2.ª ed.). Lisboa: FCA, 2012. ISBN: 978-972-722-756-3  
  • MetodologiaMethodology
    O conteúdo lecionado é implementado em software usando programação. São utilizadas metodologias ativas e orientadas à resolução de problemas (PBL). As aulas Teorico-Práticas são desenvolvidas no desafio de identificação de falhas/resultados nos algoritmos apresentados com discussão de outputs.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não