ISMAT 24247
Sustentabilidade e Construção Circular
Arquitetura [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Sustentabilidade e construção circular: a) inclui conteúdos no domínio da arquitetura, da construção, do património, da economia, do ambiente e do desenvolvimento sustentável; b) aborda numa perspetiva sintetizada o desenvolvimento sustentável, a circularidade e a sua relação e aplicabilidade ao ambiente construído;
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ProgramaProgrammeI. Sustentabilidade no ambiente construído Conceitos, princípios e desafios atuais Impactos da construção nas diferentes escalas II. Projetar para a circularidade Estratégias para a construção sustentável e circular Materiais e técnicas para a construção sustentável e circular
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ObjectivosObjectivesPretende-se que o estudante reforce competências e consciência da relevância do tema da sustentabilidade e da circularidade, no âmbito do exercício de projeto. Deverá ser capaz de: Reconhecer e explicar a relevância do desenvolvimento sustentável aplicado às diferentes escalas - urbana e do edificado; Refletir sobre os impactos ambientais associados às diferentes fases do ciclo de vida de uma construção. Aplicar os princípios e estratégias de sustentabilidade e da circularidade no âmbito de um exercício pratico
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BibliografiaBibliographyAAVV. (2024) Guia de formação em arquitetura bioclimática e eficiência energética nos Açores. Ponta delgada: OA SRA Edwards, Brian (2004) Guía básica de la sostenibilidad. Barcelona: GG ISBN: 84-252-1951-5 Mourão, J., & Pedro, J. B. (2012). Princípios de edificação sustentável (1ª ed.). Lisboa: LNEC Carbon Leadership Forum. (2019). Life Cycle Assessment of Buildings: A Practice Guide. Universidade de Washington. Disponível em https://carbonleadershipforum.org/lca-practice-guide/
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MetodologiaMethodologyAs horas de contacto serão de natureza teórico-prática, sendo apresentados os conteúdos programáticos com recurso, sempre que possível, a exemplos ilustrativos dos temas abordadas. Nesse sentido, a utilização do método expositivo deverá ser conjugada com os métodos interrogativo e ativo, com recurso à metodologia ABP (aprendizagem baseada em problemas), por forma a estimular a discussão e análise crítica dos conteúdos programáticos e, assim, favorecer a compreensão e a aquisição de conhecimentos. A avaliação basear-se-á num exercício teórico-prático a desenvolver individualmente, sendo obrigatória a presença do estudante em 75% das horas letivas. Terá por base as seguintes ponderações: Assiduidade e participação: 30% da nota final; Exercício teórico-prático: 70% da nota final.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão