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ISMAT 24247

Sustentabilidade e Construção Circular

Arquitetura [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Sustentabilidade e construção circular: a) inclui conteúdos no domínio da arquitetura, da construção, do património, da economia, do ambiente e do desenvolvimento sustentável; b) aborda numa perspetiva sintetizada o desenvolvimento sustentável, a circularidade e a sua relação e aplicabilidade ao ambiente construído;
  • ProgramaProgramme
    I Sustentabilidade no ambiente construído •    Conceitos, princípios e desafios atuais  •    A sustentabilidade à escala urbana e do edificado II A circularidade na construção •    Abordagem ao ciclo de vida  •    Projetar para a circularidade – reabilitação e reuso •    Soluções construtivas para a circularidade 
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que o estudante reforce competências e consciência da amplitude e profundidade do tema da sustentabilidade e da circularidade, no âmbito da prática projetual. Deverá ser capaz de: Reconhecer e explicar a relevância do desenvolvimento sustentável aplicado às diferentes escalas - urbana e do edificado; Analisar e refletir sobre metodologias e abordagens de intervenção sustentáveis associadas a determinado contexto urbano. Refletir sobre os impactos ambientais das diferentes fases e atividades do ciclo de vida de uma construção. Aplicar os princípios da sustentabilidade e da circularidade no âmbito de um exercício pratico.
  • BibliografiaBibliography
    AAVV. (2024) Guia de formação em arquitetura bioclimática e eficiência energética nos Açores. Ponta delgada: OA SRA Edwards, Brian (2004) Guía básica de la sostenibilidad. Barcelona: GG ISBN: 84-252-1951-5   Mourão, J., & Pedro, J. B. (2012). Princípios de edificação sustentável (1ª ed.). Lisboa: LNEC   Carbon Leadership Forum. (2019). Life Cycle Assessment of Buildings: A Practice Guide. Universidade de Washington. Disponível em https://carbonleadershipforum.org/lca-practice-guide/
  • MetodologiaMethodology
    As horas de contacto serão de natureza teórico-prática, sendo apresentados os conteúdos programáticos com recurso, sempre que possível, a exemplos ilustrativos dos temas abordadas. Nesse sentido, a utilização do método expositivo deverá ser conjugada com os métodos interrogativo e ativo, com recurso à metodologia ABP (aprendizagem baseada em problemas), por forma a estimular a discussão e análise crítica dos conteúdos programáticos e, assim, favorecer a compreensão e a aquisição de conhecimentos. A avaliação basear-se-á num exercício teórico-prático a desenvolver individualmente. Terá por base as seguintes ponderações: Assiduidade e participação: 30% da nota final; Exercício teórico-prático: 70% da nota final.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não