ISMAT 22679
Técnicas de Negociação, Liderança e Motivação
Gestão de Empresas [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationEsta UC visa promover Competencias de liderança, motivação e negociação nos estudantes bem como sensibilizá-los para a importância de promoção das mesmas nas organizações onde irão trabalhar.
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ProgramaProgrammeCP1. Negociação - Fundamentos da negociação - Planeamento da negociação - A importância da credibilidade e do rapport - Desenvolvendo soluções e Resolução de conflitos - Estabelecendo relações de confiança CP2. Motivação 2.1 - Principais teorias da motivação 2.2 - Motivação e desempenho 2.3 - Feedback, reconhecimento e recompensa 2.4 - Trabalho em grupo 2.5 - Estabelecendo a cultura da parceria CP3. Liderança 3.1 - Fundamentos da liderança 3.2 - Contexto situacional e a liderança adaptativa 3.3 - Táticas de poder e influência 3.4 - Liderança carismática e transformacional 3.4 - Liderança em grupos 3.5 - Liderança estratégica 3.6 - Liderança para a diversidade e multiculturalidade 3.7 - Liderança baseada em valores e ética
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ObjectivosObjectivesNo final desta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de: OA1 - Conhecer os processos denegociaçao interperssoal OA2 - Analisar e desenvolver competências de negociação interpessoal OA3 - Saber utilizar as técnicas para ultrapassar obstáculos ou bloqueios negociais OA4 - Conhecer e saber aplicar os instrumentos modernos para resolução de conflitos OA5 - Compreender a importância da motivação no contexto organizacional OA6 - Identificar os estilos de liderança e sua adequação ao contexto situacional
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BibliografiaBibliographyCarvalho, J. C. (2013). Negociação. 4ª Edição Lisboa: Edições Sílabo. Fachada, O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Silabo. Fachada, O. (2014). A Prática da liderança. A liderança na prática. 1ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo. Horton, S. (2016). The Leader's Guide to Negotiation: How to Use Soft Skills to Get Hard Results. Pearson: London. Sirota, D., Klein, D. A. (2014). The Enthusiastic Employee: How Companies Profit by Giving Workers What They Want (2. Ed.). London: Pearson. Yukl, G. (2020). Leadership in Organizations, Global Edition (9. Ed.). London: Pearson.
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MetodologiaMethodologyME1. Exposição dos conteúdos programáticos (CP); ME2. Dinâmicas de grupo ME3. Estudos de caso ME4. Leitura autónoma e debates grupais GRUPAL 40%- Canal Youtube “Lideres de Portugal” - http://www.youtube.com/c/LideresdePortugal Guião de fundamentação e planeamento do Video Case Study - 10% =DATA Máxima entrega (moodle+ email) = Meados maio 2025 30% Produção de Episódio-Video Case Study/Estudo de caso de um/a Líder Português/Org REAL – Pitch ORAL +Publicação Youtube- Ultima semana de aulas INDIVIDUAL -60% Prova de avaliação escrita (30%). -data a agendar 15% Book Review - Escrito + Oral 15 % - Publicação em https://desenvolvimento-organizacional.blogspot.com/; Versão escrita entregue moodle+email+ BLOG (Aprox. 900 palavras) 15%: Frequência de um dos Cursos à escolha UDEMY Entrega do certificado final da UDEMY via Moodle) Em TODOS momentos de avaliação - nota mínima de 7 valores. Avaliação FINAL: EXAME 100%).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão