Skip to main content

ISMAT 7244

Tecnologias do Design I

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular Tecnologias do Design I atuará no campo da programação básica em JavaScript. Esta UC pretende dotar os Alunos de conhecimento base em programação utilizando o Processing como base de desenvolvimento, num trabalho conjunto com a biblioteca de códigos abertos P5.js. O campo de Ação desta UC é a experimentação na utilização dos códigos como meio capaz de gerar um domínio Homem-Computador. A programação básica no Modelo Processing será capaz de dotar os Alunos de uma visão holística sobre as possibilidades em utililizar o código como estrutura geradora de interação.
  • ProgramaProgramme
    Análise e contextualização do Design Generativo; Design Generativo: Experimentação e Interatividade; Programação e suas funcionalidades/possibilidades; Aplicabilidade da programação no Design; Introdução ao P5.js; P5.js em Browser; P5.js e Processing; P5.js: funcionalidades; P5.js: possibilidades; Interface e experiências; Interação e desenvolvimentos; Sistemas de coordenadas e figuras; Cor; Formas e Fluxo de programa; Otimização e depuração de códigos; Desenvolvimento de Projetos experimentais e interativos;
  • ObjectivosObjectives
    O Aluno da UC Tecnologias do Design I obterá aptidões em programação básica na linguagem JavaScript utilizando o Processing como base de desenvolvimento, num trabalho conjunto com a biblioteca de códigos abertos P5.js. Os objetivos desta Unidade Curricular é dotar os Alunos de conhecimento base em programação para não programadores, utilizando o P5.js em browser para criação de desenhos, formas, padrões, animações, jogos, experiências visuais, experiências interativas, etc. Esta Unidade Curricular visa a aproximação do Aluno ao Design Generativo, de Interação e Experiências utilizando a linguagem JavaScript como fundamento, o Processing como base de desenvolvimento e o P5.js como ferramenta.
  • BibliografiaBibliography
    McCARTHY, Lauren et al. Getting Started with p5.js. USA. Maker Media, 2015. BENEDIKT, Gross et al. Generative Design. Princeton, USA. Princeton Architectural Press, 2018. ENGIN, Arslan. Learn JavaScript with P5.js ¿ Coding for Visual Learnings. USA. Apress, 2018. REAS, Casey & FRY, Ben. Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists, Second Edition. Massachussets, USA. The MIT Press, 2014. SHIFFMAN, Daniel. Learning Processing, Second Edition: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction. USA. Morgan Kaufmann, 2015. ZHANG, Yu & FUNK, Mathias. Coding Art: The Four Steps to Creative Programming with the Processing Language. USA. Apress, 2021.
  • MetodologiaMethodology
    Esta disciplina de caráter digital e prática explora os princípios base no desenvolvimento de composições gráficas, experimentais e interativas. As primeiras aulas serão reservadas para o ganho de literacia visual, estética e boas práticas no âmbito da programação, as aulas centrais são reservadas para o desenvolvimento da componente prática da programação, recorrendo ao Modelo Processing utilizando a biblioteca P5.js e as Aulas finais correspondem ao desenvolvimento das experiências de projeto. Neste contexto haverá uma forte componente prática na aplicação dos conhecimentos base de programação e Design Generativo (experiência e interatividade) apresentados em aula. Havendo um conjunto de exercícios continuados onde serão aplicadas as metodologias e técnicas ensinadas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não