ISMAT 7244
Tecnologias do Design I
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular Tecnologias do Design I atuará no campo da programação básica em JavaScript. Esta UC pretende dotar os Alunos de conhecimento base em programação utilizando o Processing como base de desenvolvimento, num trabalho conjunto com a biblioteca de códigos abertos P5.js. O campo de Ação desta UC é a experimentação na utilização dos códigos como meio capaz de gerar um domínio Homem-Computador. A programação básica no Modelo Processing será capaz de dotar os Alunos de uma visão holística sobre as possibilidades em utililizar o código como estrutura geradora de interação.
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ProgramaProgrammeAnálise e contextualização do Design Generativo; Design Generativo: Experimentação e Interatividade; Programação e suas funcionalidades/possibilidades; Aplicabilidade da programação no Design; Introdução ao P5.js; P5.js em Browser; P5.js e Processing; P5.js: funcionalidades; P5.js: possibilidades; Interface e experiências; Interação e desenvolvimentos; Sistemas de coordenadas e figuras; Cor; Formas e Fluxo de programa; Otimização e depuração de códigos; Desenvolvimento de Projetos experimentais e interativos;
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ObjectivosObjectivesO Aluno da UC Tecnologias do Design I obterá aptidões em programação básica na linguagem JavaScript utilizando o Processing como base de desenvolvimento, num trabalho conjunto com a biblioteca de códigos abertos P5.js. Os objetivos desta Unidade Curricular é dotar os Alunos de conhecimento base em programação para não programadores, utilizando o P5.js em browser para criação de desenhos, formas, padrões, animações, jogos, experiências visuais, experiências interativas, etc. Esta Unidade Curricular visa a aproximação do Aluno ao Design Generativo, de Interação e Experiências utilizando a linguagem JavaScript como fundamento, o Processing como base de desenvolvimento e o P5.js como ferramenta.
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BibliografiaBibliographyMcCARTHY, Lauren et al. Getting Started with p5.js. USA. Maker Media, 2015. BENEDIKT, Gross et al. Generative Design. Princeton, USA. Princeton Architectural Press, 2018. ENGIN, Arslan. Learn JavaScript with P5.js ¿ Coding for Visual Learnings. USA. Apress, 2018. REAS, Casey & FRY, Ben. Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists, Second Edition. Massachussets, USA. The MIT Press, 2014. SHIFFMAN, Daniel. Learning Processing, Second Edition: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction. USA. Morgan Kaufmann, 2015. ZHANG, Yu & FUNK, Mathias. Coding Art: The Four Steps to Creative Programming with the Processing Language. USA. Apress, 2021.
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MetodologiaMethodologyEsta disciplina de caráter digital e prática explora os princípios base no desenvolvimento de composições gráficas, experimentais e interativas. As primeiras aulas serão reservadas para o ganho de literacia visual, estética e boas práticas no âmbito da programação, as aulas centrais são reservadas para o desenvolvimento da componente prática da programação, recorrendo ao Modelo Processing utilizando a biblioteca P5.js e as Aulas finais correspondem ao desenvolvimento das experiências de projeto. Neste contexto haverá uma forte componente prática na aplicação dos conhecimentos base de programação e Design Generativo (experiência e interatividade) apresentados em aula. Havendo um conjunto de exercícios continuados onde serão aplicadas as metodologias e técnicas ensinadas.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão