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ISMAT 24153

Tendências de Mercado e Consumo

Design e Produção de Moda e Têxtil (L) (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Tendências de Mercado e Consumo é uma UC introdutória à compreensão das tendências e de qual a relevância das mesmas para o negócio de moda. Tem como campos de ação tanto a sociologia enquanto parte integrante da captação de tendências, como o negócio de moda enquanto beneficiário dos inputs provenientes das tendências. As áreas de atuação incidem especialmente nas tendências de moda, no mercado de produtos de moda e no consumidor de moda. A intervenção desta UC focar-se-à na análise e construção de meios de apoio comerciais relacionados com tendências de moda. Sendo que as tendências acabam por ser em boa parte o percursor no desenvolvimento de novos produtos de moda é pertinente que esta UC faça parte do ciclo de estudos pois esta é a UC base para o bom entendimento da base do desenvolvimento de um projeto de produtos de moda, bem como, do subsequente mercado a que estes se destinam.
  • ProgramaProgramme
    1. Tendências 1.1 Processo sociológico 1.2 Movimentos sociais que mais influenciaram a moda 1.3 Coolhunting 1.4 Trendsetters 1.5 Quais as plataformas 1.6 Como filtrar tendências 1.7 Análise de tendências 1.8 Aplicabilidade e escolha para diferentes mercados 2. Consumidor 2.1 Comportamento do consumidor 2.2 Processo de tomada de decisão de compra 3. Marketing 3.1 Estudos de mercado 4. Negócio de moda 4.1 Branding 4.2 Processo do negócio de moda 4.3 Feiras de moda
  • ObjectivosObjectives
    Os alunos deverão aprender a analisar, interpretar e selecionar tendências diversas relacionadas com a moda a fim de as aplicarem em projetos de desenvolvimento de produtos de moda. Deverão também ser capazes de identificar os principais players no setor das tendências e qual o seu grau de importância e influência em função dos diferentes mercados. É também objetivo a compreensão de como se processa o processo sociológico da pesquisa de tendências e quais os impactos sociais da moda e do consumo. Deverão também compreender as diversas manifestações do consumo e os seus significados sociais em consonância com o comportamento do consumidor e o processo de tomada de decisão da compra. É também objectivo a compreensão de como se realizam estudos de mercado, o que é o branding e como se processa o negócio de moda.
  • BibliografiaBibliography
    Blaszczyk, R.L.; Wubs, B. (2018). The Fashion Forecasters: A Hidden History of Color and Trend Prediction. Bloomsbury Visual Arts. ISBN 978-1350017177 Kawamura, Y. (2018). Fashion-ology: An Introduction to Fashion Studies (Dress, Body, Culture). Bloomsbury Visual Arts. ISBN 978-1474278478 Keller, K. & D. Lehmann. (2006). Brands and branding: Research findings and future priorities. Marketing Science 25(6), 740?59 Kim, E.; Fiore, A. M.; Payne A.; Kim H. (2021). Fashion Trends: Analysis and Forecasting. 2a edição. Bloomsbury Visual Arts. ISBN 978-1350099012 Le Bon, C. (2014). Fashion Marketing: Influencing Consumer Choice and Loyalty with Fashion Products. Business Expert Press. ISBN 978-1606499047 Lindstrom, M. (2010). Buyology: Truth and Lies About Why We Buy. Currency. ISBN 978-0385523899 Next Look Menwear SS26 Next Look Womenswear SS26 Textile Report SS26 #Part 1 Textile Report SS26 #Part 2 View, Issue 148 View, Issue 149
  • MetodologiaMethodology
    As aulas terão um carácter expositivo, participativo e exploratório, acompanhado, sempre que possível, por conteúdos visuais. Fomentar-se-á a interação professor/aluno a fim de discutir as dúvidas que surgirão em cada etapa de pesquisa e construção dos trababalhos baseados em análise de dados. Os estudantes serão estimulados a aprofundar os seus conhecimentos através da execução e apresentação de vários trabalhos de análise e pesquisa, sempre orientados para o mercado de produtos de moda. A Unidade Curricular tem um caráter teórico-prático mas com forte incidência na pesquisa, na análise e na reflexão crítica.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não