ISMAT 7079
Urbanística I
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Urbanística I (UI) incide no estudo do meio envolvente, urbano e rural, considerando os estratos históricos da cidade, os planos e estratégias territoriais e as diferentes dinâmicas urbanas. A unidade curricular UI enquadra o urbanismo enquanto disciplina multidisciplinar e utiliza os instrumentos metodológicos urbanos, considerando a noção sistémica de contexto urbano. A disciplina de Urbanística I integra os conteúdos de âmbito do planeamento urbano, nos diferentes contextos territoriais, inerentes à formação e prática do arquitecto.
-
ProgramaProgrammeO fenómeno urbano e a cidade como processo histórico A cidade como paisagem - cultural - (síntese social, económica e técnica) A -construção- da cidade: formação, evolução, transformação e modelos urbanos (nacionais e internacionais) A cidade em Portugal: contextos, formas e modelos Requalificação urbana Da escala territorial à escala urbana Elementos e Unidades estruturantes da cidade: limites, vias, bairros, cruzamentos, e pontos marcantes O espaço edificado: quarteirão, lote, edifício e a fachada; o edifício isolado A estrutura verde e eco-urbanismo Formas, malhas e redes urbanas (sistema) Paisagem Urbana e elementos percetíveis Espaço público: para além da rua e da praça Espaço público: percursos e permanências. Os usos do espaço: espaço privado de uso publico Os planos: do ordenamento territorial ao desenho urbano.
-
ObjectivosObjectivesDesenvolver trabalho experimental a partir do território que integra Portimão desenvolvendo diferentes abordagens e metodologias para conhecer, representar e atuar nas problemáticas da cidade e do território. Saber ler e interpretar a cidade a partir de diferentes escalas. Entender a cidade através da perceção (sensorial, por analogia), informação (documental, humana) e cartografia (desenho e legislação). Entender a importância do trabalho de campo, pesquisa documental e elaboração de novas fontes com base na população. Ter capacidade de identificar lugares de potencial intervenção estratégica. Entender as diferenças entre Desenho Urbano e Urbanística. Entender os diferentes fenómenos urbanos-Urbanidades. Entender as relações da cidade e território que a integra. Entender o papel dos diferentes atores do desenvolvimento urbano. Entender os tempos das cidades. Ter capacidade crítica sobre questões urbanas. Entender os diferentes critérios de definição de cidade.
-
BibliografiaBibliographyASCHER, François. Novos princípios do urbanismo seguido de novos compromissos urbanos: um léxico. Livros Horizonte, Lisboa, 2010. BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o Arquitecto. Lisboa: Edições 70, 1998. CARVALHO, J. Ordenar a cidade. Coimbra: Edit. Quarteto, 2003. CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 1990. GOITIA, Fernando Chueca. Breve História do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presença, 1982. LAMAS, José. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: F.C.G e F.C.T., 2004. LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70, 1996 (1ed. 1960). PORTAS, Nuno. A cidade como arquitectura. Lisboa: Livros Horizonte, 1970. ROSSA, Walter. A urbe e o traço. Coimbra: Almedina, 2002 ROSSI, Aldo. A Arquitectura da Cidade. Lisboa: Edições Cosmos, 2001. SALGUEIRO, T. B. A cidade em Portugal: uma geografia urbana. Porto: Afrontamento, 1992.
-
MetodologiaMethodologyElaboração de trabalho prático (estudo urbano) que dita a abordagem aos temas teóricos da UC, organizado em 3 fases: 1ª Análise e caracterização (induzindo a um olhar a diferentes escalas de aproximação, da territorial à escala urbana - regional, cidade, faixa urbana; 2ª Análise comparativa (abordagem aos diferentes contextos urbanos através do estudo de modelos nacionais e internacionais); 3ª Estratégia de intervenção (as soluções propostas são demonstradas nas diferentes escalas, abordando variadas possibilidades de intervenção e considerando os tempos próprios e dinâmicas de cada contexto urbano. As propostas devem desenvolver-se como um campo de experimentação metodológica e de representação das mesmas); A avaliação é contínua: apresentação de elementos (peças gráficas, memória descritiva), discussão crítica pública da proposta; assiduidade; e desenvolvimento individual do aluno. É condição que o aluno tenha avaliação positiva e desenvolvido os exercícios de modo satisfatório.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão