ISMAT 7079
Urbanística I
Arquitetura [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Urbanística I visa enquadrar o sistema de planeamento territorial e a sua relação com a atividade em arquitetura permitindo a comprensão do sistema de ordenamento territorial, a sua abrangência e instrumentos. Através de exercícios práticos, com utilização de métodos e técnicas do urbanismo, os estudantes têm contacto com o processo de análise e desenvolvimetno de soluções eespcíficas para o território.
-
ProgramaProgrammeAtravés de aulas expositivas e com base no desenviolvimento de um trabalho prático, os conteúdos programáticos são: O Território e as suas componentes - introdução ao(s) conceito(s) de território e a sua importânica para o planeamento; Ordenamento do Território - O que é e para que serve; Sistema de Planeamento Territorial - Conceitos e abordagens gerais; O Sistema de Planeamento Territorial em Portugal - Escalas e instrumentos; A importância da participação na elaboração de Planos Territoriais; Elaboração de Planos, metodologias para a elaboração de planos - da análise à proposta (prática). A realçaão dos instrumentos territoriais com a arquitetura.
-
ObjectivosObjectivesConstituem-se objetivos de aprendizagem: Compreender o sistema de planeamento e a sua relevância para o desenvolvimento; Identificar os diferentes agentes e atores no âmbito do urbanismo e as suas participações no desenvolvimento dos planos; Compreender a relação da urbanística com o trabalho em arquitetura; Compreender os mecanismos de análise do território e a sua importância para a definição de políticas e instrumentos de planeamento territorial; Compreender as relações transdisciplinares no âmbito do território; Conseguir coordenar e compatibilizar diferentes abordagens, encontrando as melhores soluções para o território/comunidades;
-
BibliografiaBibliographyFADIGAS, L. (2015). Urbanismo e território. As políticas públicas. Ed. Sílabo. Lisboa. FERRÃO, J. (2011). O ordenamento do território como política pública. Lisboa, FCG. PORTAS, N., DOMINGUES, A., CABRAL, J,(2011). Políticas Urbanas II. Transformações, regulação e projectos. FCG. Lisboa. ASCHER, F. (2010). Novos princípios do urbanismo seguido de novos compromissos urbanos: um léxico. Livros Horizonte, Lisboa. CABRAL, M.V., SILVA, F.C., SARAIVA, T. [Org] (2008). Cidade & Cidadania. Governança urbana e participação cidadã em perspetiva comparada. ICS. Lisboa. PORTAS, N., DOMINGUES, A., CABRAL, J, (2007). Políticas Urbanas. Tendências, estratégias e oportunidades. 2 ed. FCG. Lisboa. CARVALHO, J. (2003). Ordenar a cidade. Coimbra: Edit. Quarteto. LYNCH, K., HACK, G (2002). Site Planning. MIT Press. Massachusetts. SALGUEIRO, T. B. (1992) A cidade em Portugal: uma geografia urbana. Porto: Afrontamento. DGOT/UTL.(1991). Volumes I, II e III editados em 1996, 2a Edição, Normas Urbanísticas.
-
MetodologiaMethodologyElaboração de um trabalho prático de análise do território e proposta de planeamento. Serão definidos grupos de alunos que, em conjunto, elaboram a análise de um território específico (escala a determinar) abordando as diferentes componentes (física/social), concluindo com uma análise geral o território, aplicando os conhecimentos adquiridos e desenvolvendo técnicas para dar resposta aos desafios. Num segundo momento, a partir desta análise territorial, cada estudante efetua uma análise própria, identificando vantagens e constrangimentos do território, apontando soluções (textual/esquemas/desenho). A partir dessa análise (Forças, Ameaças, Debilidades e Oportunidades), o estudante desenvolve uma proposta de Plano para o território (escolhendo-se a escala e âmbito de ação de acordo com o pretendido). Permite-se assim, de forma transversal, a utilização do exercício como ferramenta de estímulo à consolidação do conhecimento.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão