Tecnologias Criativas
Telefone
- Despacho n.º 6520/2021, de 2 de julho
- R/A -Cr 172/2021, de 15 de junho de 2021
- Horas de contacto: 1620.00
- Créditos ECTS: 180
- Requisitos de Graduação: 180
- Área Científica: Artes e Design
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 6
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Diplomados de Vias Profissionalizantes
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional com ENEM
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Mudança par Instituição/Curso
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CET
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Acesso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CTeSP
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
-
ApresentaçãoPresentation
O novo curso de Tecnologias Criativas oferece um programa que se concentra na prática criativa, através das diferentes tecnologias que potenciam a interação analógica e digital nos domínios da criatividade, e que vão do campo exploratório (artístico) ao campo funcional (produto). O plano de estudos é amplo, abrangendo áreas com raízes no conhecimento interdisciplinar, cruzando áreas conceptuais, teóricas e técnicas, pela sua aplicabilidade, e agregando conhecimento em programação, tecnologias inteligentes e de fabricação digital.
O plano de estudos é centrado no estudante, priorizando o seu crescimento individual, através da aposta na experimentação contínua e na criação de diversos projetos individuais e de grupo, estimulando a colaboração e partilha, com o objetivo de desenvolvimento da voz crítica e criativa (individual).
O curso foi pensado e projetado no entendimento da crescente procura do perfil profissional deste Tecnólogo Criativo, quer a nível nacional quer a nível internacional.
Razões para Frequentar este Curso

-
Condições de IngressoAccess Conditions
Candidatura através do concurso institucional de acesso, com aprovação em um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso:
03 Desenho 16 Matemática
ou
03 Desenho 18 Português
ou
16 Matemática 18 Português
ou
06 Filosofia 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
ou
13 Inglês 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
ou
10 Geometria Descritiva 16 MatemáticaCandidatura através de: Mudança de par instituição/curso; Concurso Especial (titulares de cursos superiores, titulares de CET's, titulares de CTSP, Maiores de 23 anos, titulares de cursos de dupla certificação); Estatuto do Estudante Internacional.
-
ObjectivosObjectives
- Compreender a interligação entres os domínios do Pensamento, do Design e da Tecnologia, no eixo da criatividade.
- Entender o compromisso com o projeto, criação e avaliação de processos, produtos e sistemas tecnológicos, através do recurso à variedade de materiais como forma de desenvolver a criatividade e a inovação.
- Compreender a interação humano-máquina e a instrumentalização das tecnologias para um propósito maior.
- Aplicar a imaginação e o pensamento lateral e crítico.
- Compreender o design como um passo vital na transformação de ideias em realidades criativas, práticas e comerciais.
- Desenvolver a capacidade de direção criativa nas Tecnologias.
- Explorar e amplificar capacidades criativas em ambiente de inovação tecnológica.
- Aumentar o diferencial para novo posicionamento no mercado tecnológico, não limitado, mas fortemente orientado para o mercado de Economia Criativa.
- Fomentar o pensamento sistémico e holístico, técnica e empreendedorismo.
- Criar competências para investigação estruturada para desenvolvimento de produtos digitais com foco na inovação.
-
DestinatáriosRecipients
- Estudantes que completaram o 12.º ano e realizaram os exames nacionais indicados;
- Titulares de diploma de especialização tecnológica das áreas legalmente previstas, que realizaram o exame nacional indicado;
- Titulares de diploma de técnico superior profissional das áreas legalmente previstas, que realizaram o exame nacional indicado;
- Titulares de cursos profissionais das áreas legalmente previstas, aprovados em exame de acesso ao ensino superior no Grupo Lusófona;
- Maiores de 23 aprovados em exame especial de acesso ao ensino superior no ISMAT;
- Estudantes Internacionais aprovados em exame de acesso ao ensino superior no ISMAT;
- Titulares de outros cursos superiores.
-
CompetênciasCompetences
O curso pretende preparar indivíduos técnica e artisticamente ágeis, para intervirem em vários campos de atuação criativa, como (mas não limitado a):
- AI, design generativo; modelação tridimensional, produção de vídeo e animação 2D e 3D;
- jogos e aplicativos; visualização de dados; realidade virtual e aumentada; ambientes imersivos; prototipagem e desenvolvimento de objetos inteligentes - IOT;
- práticas exploratórias contemporâneas de artes digitais.
O ponto forte do curso é o preparar os estudantes para tecnologias com possibilidades de evolução no futuro - Digital Creative. Tradicionalmente, humanos e máquinas são vistos como extremidades opostas do mesmo espetro; contudo, com o aumento da inteligência artificial, a linha entre os dois está vez mais ténue. O conceito de coevolução humano-máquina inspirou o desenvolvimento de uma profissão interdisciplinar emergente: o Tecnólogo Criativo.
-
Estudos FuturosFuture Studies
O curso permite o acesso a cursos de 2.º ciclo ou mestrado, em áreas afins.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
O Fórum Económico Mundial estima que cerca de 70 a 80% das profissões mais importantes em 2030 ainda não existem. Assim, perante as rápidas transformações do mundo moderno, é fundamental compreender as áreas de maior crescimento nos diferentes setores profissionais com foco no futuro, sendo clara uma maior convergência no cruzamento das diferentes áreas com a Tecnologia. O surgimento de novas profissões está bem patente no projeto "100 Jobs of the Future", desenvolvido por universidades australianas, que realça a prioridade estratégica de desenvolver novas competências para lidar com as Tecnologias.
O curso de Tecnologias Criativas responde a esse desafio, podendo desembocar numa ampla gama de saídas profissionais, nomeadamente nas indústrias criativas, incluindo desempenho de funções que requerem: artistas digitais, pensadores criativos, empreendedores estratégicos, solucionadores de problemas, marketeers digitais, designers de produtos e serviços, designers de interface do usuário (UX), designers de som, gestores de desenvolvimento de negócios, gestores de projeto, produtores de exposições e instalações interativas, narradores digitais, manipuladores de materiais inteligentes, e tecnólogos de realidade aumentada.
-
Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure
O ISMAT é um estabelecimento de ensino universitário estabelecido em Portimão há mais de uma década. Para além de estar profundamente inserido na realidade local, através de contactos intensos e regulares com o meio envolvente, possui amplas e qualificadas instalações, equipadas com todos os requisitos necessários ao funcionamento de cursos superiores (gabinetes de trabalho, salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca, cafetaria, galeria de exposições).
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Desenhar o Tecnólogo Criativo 4 ECTS Fundamentos da Física 4 ECTS Matemática 4 ECTS Novos Media 2 ECTS Programação para Criatividade I 6 ECTS Projeto I 7 ECTS Tecnologias Inteligentes I 3 ECTS Álgebra Linear 4 ECTS Ciência dos Dados 4 ECTS Cultura Digital e Estética 2 ECTS Design de Experiência 4 ECTS Programação para Criatividade II 6 ECTS Projeto II 7 ECTS Sistemas Digitais 3 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Design de Interação - Além da Interação Humano-Computador 4 ECTS Empreendedorismo de Tecnologias Criativas 3 ECTS Narrativa 3 ECTS Projeto em Ambientes Digitais 4 ECTS Projeto III 10 ECTS Reformular a Comunicação 3 ECTS Tecnologias Inteligentes II 3 ECTS Desenvolvimento do Utilizador 3 ECTS Design de Negócios para a Inovação 3 ECTS Design Visionário 4 ECTS Gestão de Projetos 3 ECTS Media Interativos 4 ECTS Projeto IV 10 ECTS Visualização de Dados 3 ECTS 3º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Aplicação e Implementação do Projeto 10 ECTS Seminários de Investigação I 5 ECTS Treino Imersivo 15 ECTS Projeto Imersivo 25 ECTS Seminários de Investigação II 5 ECTS