Skip to main content

Notícias

Design de Comunicação com uma Oferta Distintiva

11 julho 2019

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

O Teu Curso, Uma Nova Estrutura Curricular 

A Licenciatura em Design de Comunicação do ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes tem uma nova estrutura curricular!

A renovação do currículo tem como objetivo redimensionar o curso de Design de Comunicação, com uma oferta distintiva na região e no contexto nacional, apostando numa maior diversidade científica, focada na transdisciplinaridade e orientada para a transferência de conhecimento aplicado. Desta forma, o ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes espera responder diretamente às áreas económicas de relevância, assim como às áreas emergentes na região (turismo, cultura, lazer, sustentabilidade e a transformação digital das indústrias tradicionais).

O curso de Licenciatura tem como objetivo formar os estudantes na área de Design de Comunicação, como base para a integração de diferentes áreas de atuação do design, integrando as tecnologias e a materialização para intervir na construção inovadora de serviços e de experiências.

O curso potencia os alunos desta região para se tornarem verdadeiros agentes de mudança, inovação e desenvolvimento, integrando outros agentes da região.

Desta forma, o primeiro ano irá procurar desenvolver competências focadas num trabalho profundo de exploração técnica, articulada pela componente científica dos fundamentos do design. Gradualmente, o aluno será confrontado com metodologias projetuais, que irão ajudá-lo a compreender o desenvolvimento de um processo criativo informado, direcionado para as necessidades do mercado.

No segundo ano, o aluno terá competências para o desenvolvimento e aplicação de um pensamento crítico sobre diferentes abordagens de comunicação, meios ou experiências, capacitando-o com um olhar holístico sobre os objetivos a atingir. O Design de Comunicação deve suportar diferentes abordagens sobre um problema, nomeadamente a capacidade de desenhar uma estratégia integrada que envolva diferentes áreas de um segmento, incluindo inovação, serviços, experiência e interação. A tecnologia está presente ao longo dos dois anos, uma vez que é frequentemente reforçado o potencial criativo numa metodologia exploratória técnica que articula o analógico com o digital.

O terceiro ano terá, fundamentalmente, o papel de desenvolver competências no aluno, centrando o Design de Comunicação no utilizador e na experiência, abordando temáticas que transformem o olhar sobre um mundo global e local, consciencializando e capacitando o aluno com um pensamento crítico, multidimensional e focado no futuro.

Podem seguir o trabalho desenvolvido pelos nossos alunos através das redes sociais:

DESIGN.ISMAT design.ismat


publicado em: 23 agosto 2024 | modificado em: 04 agosto 2025