Notícias
Design de Comunicação do ISMAT desenvolve projeto de biodesign com a EHTP
17 de abril de 2026

Através de biorresíduos hoteleiros, estudantes desenvolveram objetos de biodesign sob o mote “Circularidade com Criatividade”.
O curso de Design de Comunicação do ISMAT desenvolveu um projeto em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, no âmbito do Green Summit 2026, encontro anual da rede de escolas do Turismo de Portugal dedicado à sustentabilidade e à inovação, realizado nos dias 23 e 24 de março.
A proposta foi lançada à licenciatura em Design de Comunicação do ISMAT com o objetivo de criar um conjunto de objetos em biodesign, a partir de biorresíduos resultantes da operação hoteleira e formativa da escola.
O desafio integrou a unidade curricular Start Up Junior, onde os estudantes são incentivados a trabalhar segundo uma lógica de agência, respondendo a briefings reais com soluções criativas, estratégicas e aplicadas.
O projeto contou com o apoio dos professores Américo Mateus e Rui Barroca, reforçando a ligação entre o ensino, a experimentação material e a resposta a contextos concretos. A partir do briefing proposto, os estudantes do curso de Design de Comunicação do ISMAT foram desafiados a conceber o objeto principal do evento, o testemunho a passar à próxima escola anfitriã, bem como outros suportes de comunicação associados.
Entre as propostas previstas estavam a criação de um objeto simbólico ligado à identidade de Portimão e do Algarve, com referência ao universo marítimo e à sardinha, ícone tradicional da região, assim como um photo frame reutilizável e acessórios visuais para utilização durante o evento.
Todos os objetos foram pensados a partir de materiais como borras de café, cascas de ovos, cascas de batata, cartões de caixas de ovos e rolhas de cortiça, em linha com a mensagem central do encontro: “Circularidade com Criatividade”.
Esta colaboração destacou o papel do curso de Design de Comunicação do ISMAT na articulação entre design, sustentabilidade, território e inovação, demonstrando a capacidade dos estudantes para responder a desafios reais através de processos experimentais e soluções com impacto material, simbólico e comunicacional.







