O Docente e Investigador do ISMAT realizou um curso no qual aplicou a Metodologia de Design Metasystem
O docente e investigador do ISMAT, Américo Mateus, realizou um curso intensivo de uma semana, onde aplicou a metodologia de Design Metasystem, desenvolvida em contexto de investigação aplicada. O processo permitiu aos alunos da Universidade Karel de Grote, em Antuérpia, desenvolver ideias inovadoras e empreendedoras para solucionar problemas sociais complexos, identificados e "classificados" na primeira sessão de trabalho/aprendizagem colaborativa.
Após definir o contexto e a temática orientadora para abordar problemas e gerar soluções inovadoras, os alunos realizaram um trabalho de campo intensivo, com mais de 80 entrevistas etnográficas, onde "ouviram" as perceções, motivações, opiniões, necessidades e oportunidades expressas pelos cidadãos. A partir dessas informações, definiram os primeiros insights para a identificação e definição de um problema, necessidade ou fricção real das pessoas.
Na fase seguinte, realizaram investigação de dados secundários (net research), focada nos insights obtidos, como forma de validar e ampliar a visão do problema ou necessidade.
Com base em todo este fluxo de informação, criaram os "personas" alvo para a geração de potenciais ideias ou soluções para o problema identificado, e definiram ainda cinco estímulos de divergência para a ideação de soluções.
Após o brainstorming, e depois de passarem de 120 ideias para as 15 com mais potencial, iniciaram o processo de convergência, seleção e combinação de ideias para a definição da ideia final/soluções para o problema ou necessidade encontrada.
Finalmente, desenvolveram a ideia final de forma sistémica, tendo em conta todos os seus impactos, desde os benefícios para os públicos-alvo, até à viabilidade de produção, ações de implementação e estratégias de comunicação e marketing, entre outros.
Foi uma semana fantástica, com excelente envolvimento e esforço dos alunos, que demonstraram como as práticas ativas, como o aprender fazendo, são úteis para mudar a forma de pensar e agir, tanto como alunos quanto como futuros profissionais.
Obrigado à KDG por mais uma oportunidade de partilhar e disseminar as metodologias resultantes do trabalho de investigação da nossa equipa de Design do ISMAT.