Realizaram-se na passada semana os primeiros Workshops de Design Thinking do ISHIP - ISMAT, coordenadas por docentes do instituto.
Realizaram-se na passada semana os primeiros Workshops para "aprender fazendo" as metodologias, modelos e ferramentas de Design Thinking para a Educação desenvolvidas pela equipa de investigação do ISHIP ISMAT coordenadas pelos Professores Doutores Américo Mateus, Susana Leonor em conjunto com o Professor Lucas Pena do Curso de Design do ISMAT, no âmbito do Programa Criatividade - Problem Solving em parceria com a Torrance Center Portugal.
Os workshops incidiram sobre a fase inicial do processo - Contextualização e Observação. Procurou-se que os 85 professores participantes que são dos diferentes níveis de ensino (do pré-escolar, básico, 1º 2º e 3º ciclos e ao secundário) entendessem os processos e as ferramentas, realizando um desafio entre pares, para melhor compreensão e domínio do mesmo, através dos desafios em contexto de experimentação que imprimimos neste programa. Após passarem pelo processo em si, como co-criativos (participantes), os professores serão mais capazes de pensar a forma como irão "desenhar e colocar" os desafios criativos aos seus próprios alunos de acordo com os seus programas, conteúdos, objetivos e competências.
Queremos agradecer a presença online de tantos professores, que num contexto pandémico adverso, no qual tiveram que tirar "coelhos da cartola" para dar continuidade à aprendizagem dos seus alunos, tiveram que se re-adaptar às tecnologias, onde estão assoberbados de formações para as tecnologias e outras, conseguiram ter a motivação para estar ao fim da tarde, das 17h às 20h connosco com tanta motivação e resiliência. Bem hajam.
Do nosso lado, sabemos o valor dos processos criativos e do Design para os modelos ensino-aprendizagem do presente e do futuro, por isso estamos neste programa com a Torrance Center Portugal, porque acreditamos muito neste caminho que, sendo difícil, sendo de alguma forma complexo, é uma das melhores forma de aprender as competências de Colaboração, Partilha, Criatividade, Observação, Pensamento Crítico que serão relevantes para o futuro dos nossos alunos de hoje, no seu próprio futuro.