Estudantes de Psicologia do ISMAT promovem ação educativa em escola do 1.º ciclo para sensibilização e prevenção do abuso sexual infantil
Estudantes de 3º ano de Psicologia, Helen Botin, Mariana de Carvalho, Mariana Lobo e Micaela Gonçalves, no seguimento do trabalho realizado na unidade curricular de Psicologia da Sexualidade, desenvolveram um projeto de prevenção do abuso sexual infantil, o qual teve continuidade com a aplicação prática junto de uma turma do 4.º ano na Escola Primária EB1, Nº2 de Silves (Enxerim), sob a orientação da docente Prof.ª Joana Reis, no dia 12 de Junho de 2025.
A intervenção iniciou-se com a aplicação de uma dinâmica de quebra-gelo intitulada “A Teia”, com o objetivo de promover um ambiente de confiança entre as crianças, o que fortalece os laços entre turma e diminui eventuais inibições devido à vergonha. De seguida, as alunas apresentaram a história original da sua própria autoria “Pedro e Mia: Segredos Bons e Segredos Maus” acompanhada por uma encenação teatral.
Esta abordagem lúdica e pedagógica permitiu explorar de forma acessível e sensível a temática dos "segredos bons e segredos maus". Complementarmente, realizaram uma atividade dinâmica sobre “toques bons e toques maus”, com o objetivo de promover a consciência corporal e o direito à proteção entre as crianças.
Esta ação revelou-se de extrema importância, considerando o papel fundamental da educação precoce na prevenção do abuso sexual infantil. Ao proporcionar às crianças ferramentas para identificar e comunicar situações de risco, contribui-se diretamente para a promoção do seu bem-estar, segurança e desenvolvimento saudável.
Acreditamos que iniciativas como esta refletem o compromisso do ISMAT com uma formação académica com impacto social e prático.