Skip to main content

Notícias

Diretor do Mestrado de Design para a Economia Circular do ISMAT

4 julho 2023

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

Diretor do Mestrado de Design para a Economia Circular do ISMAT é um dos docentes da HEALTHY HOME Summer School na U. Coimbra - 6 a 12 de julho

O Professor Doutor Américo Mateus, diretor do mestrado de Design para a Economia Circular do ISMAT, é um dos docentes convidados da Healthy Home Summer School: Human and nature-based solutions for inclusive and innovative urban regeneration, que se vai realizar de 6 a 12 de julho na Universidade de Coimbra. 

Nos últimos anos, as cidades têm enfrentado novos desafios que exigem formas criativas de desenvolver soluções. As mudanças climáticas e a justiça social pressionam a academia, os municípios, as partes interessadas e os cidadãos locais a trabalharem juntos para co-criar outra forma de desenvolver uma regeneração urbana inclusiva. O espaço público está no centro dessa transformação urbana que coloca em diálogo natureza, mobilidade, comunidade, cultura, educação e economia para promover lugares que ofereçam melhor qualidade de vida às comunidades locais. Lugares que são lares saudáveis.

A Casa Saudável é uma Escola de Verão Interdisciplinar que convida alunos (graduação, mestrado e doutoramento), cidadãos, técnicos e organizações locais a contribuírem para este debate com o seu conhecimento e experiência.

O objetivo deste workshop é explorar um corredor saudável para Coimbra, cocriado com a comunidade local de Eiras, testando e aprimorando as metodologias desenvolvidas pelos parceiros da URBiNAT. Nesse sentido, desafiamos os participantes a desenvolverem processos e produtos que transformem o corredor saudável numa casa saudável ligando as habitações sociais Relvinha, Ingote e Bolão ao parque natural do Choupal.

Esta Escola de Verão tem 31 participantes de várias partes do Mundo de áreas como a Arquitetura, o Design, a Sociologia, a Arquitetura Paisagista, entre outras. O docente do ISMAT irá facilitar o grupo de trabalho que atuará no desafio na zona da Relvinha, utilizando uma abordagem de Design participativo para que os grupos de trabalho em conjunto com os cidadãos locais e associações ONG's identifiquem problemas reais, procurem soluções criativas e no fim proponham soluções concretas relativas à zona da Relvinha.

O mestrado de Design para a Economia Circular está assim a cumprir o seu papel de Transformar o Mundo, JUNTOS!


publicado em: 04 novembro 2024 | modificado em: 04 agosto 2025