Skip to main content

Notícias

Docente do ISMAT Co-Autora de Artigo Científico na Revista Sports

19 junho 2024

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

Prof. Doutora Ana Reyes, docente da Licenciatura em Ciências do Desporto, investiga benefícios dos exergames no desempenho motor e cognitivo dos jovens

Nas últimas décadas, a adoção de novas tecnologias tem revolucionado a forma como os indivíduos interagem, criando novas vias para a interação social, jogos, mobilidade e exercício físico. Este é o caso do exergaming - atividades físicas impulsionadas pela tecnologia, que utiliza jogos baseados em computador e tecnologia de deteção de movimento, permitindo aos utilizadores interagir e controlar diferentes contextos virtuais.

Em contextos educativos, os exergames oferecem a docentes e estudantes oportunidades únicas de diversificar a atividade física durante as aulas de Educação Física e a participação desportiva. 

Um estudo recente, co-autorado pela Professora Doutora Ana Reyes, docente na Licenciatura em Ciências do Desporto do ISMAT, e publicado na Revista Sports, revelou que não há diferença significativa no tempo de reação entre exergames de realidade virtual (RV) e o ténis convencional em adolescentes. Estes resultados sugerem que os exergames podem replicar eficazmente o impacto do treino desportivo tradicional nos jovens.

Esta investigação contribui para o crescente corpo de estudos sobre exergaming e o seu potencial impacto no comportamento motor e cognitivo de adolescentes em idade escolar. Oferece informações relevantes sobre a complexa relação entre o exercício assistido por tecnologia e os resultados cognitivos, destacando a importância de integrar novas tecnologias em diferentes contextos virtuais.

Os autores do estudo sublinham a necessidade de ensaios adicionais e amostras maiores para confirmar estas conclusões promissoras. No entanto, os resultados atuais são encorajadores e apontam para o potencial dos exergames como ferramentas eficazes para melhorar o desempenho físico e cognitivo dos jovens em ambiente escolar.

O ISMAT congratula a Professora Doutora Ana Reyes por mais este contributo para o ISMAT e para o CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde do Grupo Ensino Lusófona.


publicado em: 07 novembro 2024 | modificado em: 04 agosto 2025