Prof. Doutora Ana Reyes, docente da Licenciatura em Ciências do Desporto, investiga benefícios dos exergames no desempenho motor e cognitivo dos jovens
Nas últimas décadas, a adoção de novas tecnologias tem revolucionado a forma como os indivíduos interagem, criando novas vias para a interação social, jogos, mobilidade e exercício físico. Este é o caso do exergaming - atividades físicas impulsionadas pela tecnologia, que utiliza jogos baseados em computador e tecnologia de deteção de movimento, permitindo aos utilizadores interagir e controlar diferentes contextos virtuais.
Em contextos educativos, os exergames oferecem a docentes e estudantes oportunidades únicas de diversificar a atividade física durante as aulas de Educação Física e a participação desportiva.
Um estudo recente, co-autorado pela Professora Doutora Ana Reyes, docente na Licenciatura em Ciências do Desporto do ISMAT, e publicado na Revista Sports, revelou que não há diferença significativa no tempo de reação entre exergames de realidade virtual (RV) e o ténis convencional em adolescentes. Estes resultados sugerem que os exergames podem replicar eficazmente o impacto do treino desportivo tradicional nos jovens.
Esta investigação contribui para o crescente corpo de estudos sobre exergaming e o seu potencial impacto no comportamento motor e cognitivo de adolescentes em idade escolar. Oferece informações relevantes sobre a complexa relação entre o exercício assistido por tecnologia e os resultados cognitivos, destacando a importância de integrar novas tecnologias em diferentes contextos virtuais.
Os autores do estudo sublinham a necessidade de ensaios adicionais e amostras maiores para confirmar estas conclusões promissoras. No entanto, os resultados atuais são encorajadores e apontam para o potencial dos exergames como ferramentas eficazes para melhorar o desempenho físico e cognitivo dos jovens em ambiente escolar.
O ISMAT congratula a Professora Doutora Ana Reyes por mais este contributo para o ISMAT e para o CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde do Grupo Ensino Lusófona.