Skip to main content

Notícias

Docente ISMAT no Irão | Projeto Europeu Urbinat

6 novembro 2019

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

O Professor Doutor Américo Mateus, docente e investigador do ISMAT, esteve em missão no Irão para o Projeto H2020, do qual é membro, juntamente com a Professora Doutora Susana Leonor

O convite partiu da Câmara de Comércio de Teerão e da Câmara de Comércio de Khorramabad, parceiros observadores do Projeto Europeu URBiNAT – Regeneração Urbana pela Natureza, com o objetivo de replicar na cidade de Khorramabad as boas práticas desenvolvidas e validadas nas 7 cidades europeias que fazem parte deste consórcio: Porto, Nantes, Sofia, Bruxelas, Hoje-Trastrup, Siena e Nova Górica.

Com esse propósito, uma equipa de investigadores do Projeto URBiNAT, composta pelo Professor Doutor Gonçalo Canto Moniz, do CES da U. Coimbra, Professor Doutor Américo Mateus, do ISMAT, Professor Doutor Guido Ferrili, da IULM Milão, e Doutora Laura Ohler, da empresa Citu Facilitators, de Copenhaga, esteve durante uma semana a:

  • Conhecer a área de intervenção do projeto URBiNAT em Khorramabad;
  • Dinamizar a implementação do processo de design participativo e co-criação;
  • Facilitar a realização de diversos workshops e trabalho de campo.

A equipa URBiNAT do Irão foi constituída por 60 stakeholders, incluindo especialistas em (a) Planeamento Urbano, (b) Arquitetura, (c) Paisagismo, (d) Antropologia, bem como representantes de cidadãos, instituições de governança regional e local, Governo do Estado e Ministérios do Desenvolvimento Urbano e da Economia do Irão.

A missão iniciou-se com uma conferência na Câmara de Comércio de Teerão, onde a equipa URBiNAT debateu os seus processos participativos de regeneração urbana pela natureza com o Diretor de Planeamento Urbano do Governo e outros responsáveis políticos. A sessão contou com a participação de diretores e docentes das principais universidades do país, bem como de representantes e gestores de outros projetos de regeneração urbana em curso noutras cidades iranianas.

Seguiram-se as sessões de trabalho de campo e workshops, que culminaram na pesquisa em ação com os stakeholders e na apresentação da visão estratégica deste grupo de cidadãos e especialistas para a criação de corredores saudáveis no bairro de Khorramabad, alvo do projeto.

A equipa URBiNAT alcançou os seus objetivos de disseminação de boas práticas e, juntamente com a equipa do Irão, conseguiu que as entidades públicas presentes garantissem o financiamento necessário para implementar a visão desenvolvida durante estes intensivos dias de colaboração, co-criação e partilha de experiências.

Contudo, o maior valor e aprendizagem que retiramos desta experiência é o lado HUMANO. Encontrámos pessoas EXCELENTES, ávidas de aprendizagem, que absorveram cada palavra dos nossos ensinamentos e partilha de experiências, que questionaram, debateram, e com quem foi fácil criar amizades e laços emocionais para a vida, mesmo com a barreira da língua!

Um dos maiores exemplos foi a forma como fomos recebidos nas escolas secundárias, onde quisemos ouvir as narrativas das crianças sobre o seu bairro. A maneira como se expressaram e o simples, mas profundo, agradecimento pelo apoio para melhorar a sua qualidade de vida emocionou-nos. As palavras que ouvimos e o carinho nos seus rostos são imagens de gratidão que ficarão na nossa memória para toda a vida!

No fundo, questionamo-nos: Quantas vezes, na nossa vida, tivemos a oportunidade de perceber que nascemos com uma MISSÃO? Ou de compreender que podemos ajudar a melhorar a vida das pessoas e a potenciar o seu talento? No Irão, tivemos essa oportunidade ÚNICA, e, por isso, a gratidão e o sentido de retribuição para com estas pessoas são imensos!

Sentido de urgência para mudar… sentido de necessidade… sentido de oportunidade… sentido de humanidade… Esta experiência revelou-nos a diferença entre “ter tudo e exigir cada vez mais” e “saber ouvir todos os pequenos detalhes”, aprender e aplicar novos conhecimentos sem medo de falhar, melhorar e procurar sempre o BEM MAIOR e o BEM COMUM. É isso que deve sempre mover-nos! O DESIGN é um dos veículos que nos permite viver esse sentimento na plenitude!

Long Live Design Research!


publicado em: 05 setembro 2024 | modificado em: 04 agosto 2025