Saltar para o conteúdo principal

Notícias

Docentes do ISMAT Publicam Investigação Sobre Moda, Artes e Sustentabilidade

10 de setembro de 2026

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

O artigo, publicado na revista internacional ModaPalavra e-periódico, analisa uma experiência pedagógica desenvolvida com escolas secundárias do Algarve..

Os docentes do curso de Licenciatura em Design e Produção de Moda e Têxtil do ISMAT, Anderson Luiz de Souza, Gisele de Lima Melo Nepomuceno, Paulo Gabriel Correia Martins e Liliana Maria Gonçalves Pina, publicaram o artigo científico “Moda, artes e sustentabilidade: experiência pedagógica na confecção de máscaras têxteis”.

O trabalho integra o dossiê especial “Ensino de Moda: desafios e possibilidades” da revista académica ModaPalavra e-periódico, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Brasil.

A investigação analisa uma série de oficinas de criação e confeção de máscaras têxteis dinamizadas em parceria com três escolas públicas do Algarve.

O projeto combinou técnicas de upcycling, bordado e costura manual com a reflexão sobre o reaproveitamento de materiais e a identidade visual.

Esta publicação internacional destaca a ligação ativa entre o ISMAT e a comunidade escolar regional, transformando experiências educativas práticas em conhecimento científico partilhado.


publicado em: 10 setembro 2026 | modificado em: 10 setembro 2026