O estudo dos docentes é sobre o Mundial de 2022 e é publicado em revista científica
Um estudo científico realizado por docentes da Licenciatura em Ciências do Desporto foi recentemente aceite para publicação na Journal of Human Kinetics, uma das mais prestigiadas revistas científicas dedicadas ao estudo do movimento humano e da performance desportiva.
O artigo, intitulado "Impact of situational variables on goal-scoring offensive sequences in the 2022 FIFA World Cup", analisa variáveis situacionais que influenciam as jogadas ofensivas que resultaram em golos durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, realizado no Qatar.
Este estudo surge no âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo GIFUTISMAT – Grupo de Investigação e Formação em Futebol e Futsal do ISMAT, consolidando o compromisso do instituto com a produção de conhecimento científico na área do desporto.
A autoria do artigo é assinada por um grupo de especialistas ligados ao ISMAT, o Mestre Carlos Almeida, o Prof. Doutor Pedro Vargas, o Mestre Ricardo Gonçalves, o Mestre Zé e o Prof. Doutor Rui Batalau.
Além destes investigadores, o grupo de trabalho contou ainda com a participação do Docente Paulo Paixão, do Instituto Politécnico de Beja, reforçando a colaboração entre instituições académicas na produção de conhecimento científico aplicado ao futebol.