Skip to main content

Notícias

Estudantes do ISMAT desenvolvem projeto em parceria com o Município de Vila do Bispo

De 23 junho a 7 julho 2022

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

Os estudantes de Design Para a Economia Circular concretizam Projeto Piloto: Regenerar o Porto da Baleeira através de Soluções com Base na Natureza.

Através de um convite para desenvolver um projeto aplicado com os alunos Mestrado de Design para a Economia Circular, concretizou-se em parceria com o Município de Vila do Bispo o Projecto Piloto: Regenerar o Porto da Baleeira através de Soluções com Base na Natureza. O projeto decorreu de 23 de Junho a 7 de Julho nas instalações do Centro de Interpretação da Lota de Sagres, com o apoio da Sra. Presidente Dra. Rute Silva e com a coordenação  do Dr. Ricardo Soares.

O projeto teve como objetivo fazer uma reflexão sobre possíveis soluções de regeneração do território, através da propostas desenvolvidas com os cidadãos, focando em dimensões inovadoras materiais e iimateriais, que criem uma maior relações entre Porto da Baleeira a Sagres.

Os workshops contaram com a participação de cidadãos ativos no Município, empreendedores locais e representantes da Associação de Pescadores, da DocaPesca – Portos e Lotas, S.A. e Presidentes das Freguesias do Município.

Os resultados do processo co-criativo foram apresentados no dia 7 de Julho a todos os participantes e foi evidente que tanto os pontos chave, como as proposta de solução com base na natureza, são fundamentais para o desenvolvimento da região, sobretudo porque salvaguardam a continuidade de preservação do património natural e cultural. Mais ainda quando os processos aqui desenvolvidos, permitem ativar um sentido de cidadania participativa para a construção de territórios mais sustentáveis, circulares e orientados para a comunidade.

Os alunos do mestrado estão de parabéns pelos resultados alcançados e mais uma vez, têm a evidência da importância do mestrado para aquisição de novos conceitos e práticas, para o desenvolvimento do território, de novas áreas de negócio e da regeneração dos processos económicos lineares para os circulares.


publicado em: 30 outubro 2024 | modificado em: 04 agosto 2025