Saltar para o conteúdo principal

Notícias

Investigador do ISMAT Américo Mateus Convidado para Conferência Final do Projeto Europeu ScienceUs

28 de setembro de 2026

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

A presença do docente no Advisory Board do projeto consolida a internacionalização do instituto em Ciência Cidadã, inovação e sustentabilidade.

Américo Mateus, docente e investigador do ISMAT nas áreas de Design, Mestrado em Design para a Economia Circular e Biodesign, vai participar na conferência final do projeto europeu ScienceUs, agendada para o dia 25 de novembro de 2026, em Atenas, na Grécia.

O investigador integra o Advisory Board desta iniciativa europeia dedicada ao desenvolvimento e ampliação da Ciência Cidadã (Citizen Science), promovendo o envolvimento dos cidadãos e das comunidades em processos de co-criação e adaptação às alterações climáticas.

A conferência “From Local Action to European Impact: The ScienceUs-CROPS Journey in Citizen Science Upscaling” reunirá investigadores, decisores políticos e especialistas de toda a Europa para debater a integração da Ciência Cidadã nas políticas públicas e a sustentabilidade dos projetos locais.

Esta participação reforça o reconhecimento internacional do ISMAT e articula-se com o trabalho desenvolvido no CITAI-FABXR — Centro de Inovação e Transferência de Conhecimento, aproximando o ensino superior, o design e as tecnologias emergentes das necessidades de transformação sustentável do Algarve.


publicado em: 18 setembro 2026 | modificado em: 28 setembro 2026