O Prof. Américo Mateus esteve na Grécia, Holanda e Bélgica
O Professor Doutor Américo Mateus tem marcado presença em diversos encontros internacionais na qualidade de docente do ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, investigador e vice-diretor do Centro de Investigação HEI-LAB da ULHT – Universidade Lusófona.
Em Tessalónica, na Grécia, realizou um workshop de design participativo na Conferência OLLD 2019 da rede ENOLL – European Living Labs, com o tema “From Living Labs to Communities of Practice”, no âmbito do Projeto EU2020 URBiNAT, do qual também faz parte a Diretora da Licenciatura em Design de Comunicação do ISMAT, Professora Doutora Susana Leonor.
O objetivo do workshop foi facilitar a partilha de boas práticas interdisciplinares e identificar os desafios relativos à forma de apoiar e envolver os cidadãos em processos co-criativos através da metodologia dos laboratórios vivos, considerando a participação como um meio – diálogo entre diferentes tipos de conhecimento (Lars-Olof e Ulrika, 2011) – e como um fim – introdução e reforço das culturas participativas locais (Hislop, 2004). O sucesso do workshop levou à marcação de uma nova reunião para o dia 29 de outubro.
Foi também convidado pelas áreas de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Delft, na Holanda, e da Universidade de Antuérpia, para ministrar formação avançada aos seus investigadores e doutorandos sobre metodologias da ciência do design em contextos de investigação aplicada. Estas formações focaram-se na construção de projetos de tese transdisciplinares e participativos, bem como no desenvolvimento de teses doutorais orientadas para a participação dos cidadãos no desenho do estudo.
Participou ainda como seminarista convidado para a semana de ignição dos novos alunos da Universidade Karel de Grote, na Bélgica, que decorreu de 16 a 20 de setembro, com o tema: “I’m Game”. Durante uma semana intensiva, foi responsável pela realização de um workshop seguido de um processo diário de mentoria, relativo à gamificação do processo de aprendizagem dos alunos. O desafio foi apresentado no primeiro dia com as questões: “What exactly are you studying?” e “What do you want to do when graduated?”. O objetivo era que os alunos desenhassem a sua aprendizagem de acordo com as teorias, práticas e ferramentas da gamificação (níveis e entretenimento) resultantes da sua investigação aplicada DESIGN METASYSTEM.
Estas experiências e aprendizagens foram consideradas possíveis “boas práticas” para futura replicação construtiva no ISMAT.