Saltar para o conteúdo principal

Notícias

ISMAT Exibe Filme de Nili Portugali e Promove Debate Sobre Arquitetura e Memória

3 de novembro de 2026

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

A exibição de "And the Alley She Whitewashed in Light Blue" no ISMAT foi seguida de debate sobre o sentido de pertença e os lugares que habitamos.

O ISMAT acolheu, no dia 15 de outubro, pelas 18h00, a apresentação do filme "And the Alley She Whitewashed in Light Blue" (E o beco que ela pintou de azul-claro), da arquiteta e realizadora Nili Portugali.

A exibição foi seguida de uma sessão de debate, promovendo a reflexão crítica e o diálogo em torno da sua obra e da visão da autora, que através de uma linguagem cinematográfica poética e meditativa, propõe uma viagem pelas suas memórias de infância na cidade de Tsefat, na Galileia, explorando as relações entre arquitetura, memória e sentido de pertença.

O filme apresentou uma abordagem que constituiu uma oportunidade para refletir sobre as qualidades dos lugares que nos fazem sentir «em casa» e sobre os processos de criação que atravessam diferentes culturas, tempos e expressões artísticas.


publicado em: 03 novembro 2026 | modificado em: 03 novembro 2026