Skip to main content

Notícias

ISMAT Lidera Programa Internacional sobre IA e Robótica no Turismo

5 de maio de 2026

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

Em parceria com universidades de Espanha, Itália e Polónia, o evento debateu o impacto da tecnologia na gestão de pessoas e o valor insubstituível das qualidades humanas.

Realizou-se entre os dias 27 de abril e 1 de maio, no ISMAT em Portimão, um Blended Intensive Programme (BIP) “TOURISM and HUMAN RESOURCES: The future of Human Resources in the Tourism and Hospitality sector - The challenge of AI and Robotics”, organizado pelas licenciaturas de Gestão do Turismo, Psicologia e Gestão de Recursos Humanos, que recebeu como parceiros alunos e professores da Universidad de Huelva (Espanha), Università degli Studi di Cagliari (Itália) e Społeczna Akademia Nauk (SAN University) (Polónia).

O BIP teve como principal objetivo explorar a forma como a transformação digital, a Inteligência Artificial (IA) e a robótica estão a remodelar o trabalho, as carreiras e a gestão de pessoas nos setores do turismo e da hotelaria.

Durante a semana, em workshops dedicados e proferidos pelos docentes das 4 universidades envolvidas, foram debatidos temos como o futuro do trabalho no turismo e na hotelaria: tendências, necessidades de competências, mudanças demográficas e sociais, escassez de mão de obra e novos modelos organizacionais; a IA, robótica e ferramentas digitais na gestão de recursos humanos: recrutamento e seleção, análise de dados sobre o pessoal, chatbots de RH, tomada de decisões algorítmica, formação e desenvolvimento apoiados por plataformas digitais; a saúde mental e bem-estar no trabalho: impactos da digitalização no stress, esgotamento, solidão, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e riscos psicossociais; estratégias de prevenção e promoção do bem-estar; e a ética, inclusão e responsabilidade social em locais de trabalho com elevada intensidade tecnológica: preconceitos nos algoritmos, equidade, transparência e o papel dos RH na proteção das pessoas.

A semana terminou com um workshop organizado pelo ISMAT no Zoomarine Algarve, sobre o tema a importância das qualidades humanas, nomeadamente na relação com o mundo animal, não substituível por robots ou Inteligência Artificial, onde foi realizada uma demonstração da ação diária dos tratadores dos Golfinhos, como principal atração do parque temático do Algarve.


publicado em: 05 maio 2026 | modificado em: 05 maio 2026