Docente do ISMAT participa no III Congresso da Associação Ibero-Americana da História Urbana: Repensar a cidade ibero-americana, em Madrid
O III Congresso da Associação Ibero-Americana de História Urbana teve lugar em Madrid, nos dias 22 a 25 de novembro. A Professora Doutora Arquiteta Cláudia Gaspar participou como oradora da mesa "Saberes e práticas urbanísticas luso-brasileiras (1750-1930)", com a comunicação "Os processos urbanos no sul de Portugal nos séculos XIX e XX: Os casos de Porto Covo e de Vila Real de Santo António".
A comunicação aborda a evolução do modelo urbanístico a sul de Portugal, através dos casos de Porto Covo e de Vila Real de Santo António, contribuindo para um maior conhecimento da história urbana das vilas. É feita uma leitura a partir da arquitetura, que não se cinge aos aspetos morfológicos, pois inclui os processos socioeconómicos e produtivos destes territórios, outrora de carácter rural e piscatório, bem como a forma como estes influenciaram a estrutura urbana.
Para além da abordagem ao estudo de forma, do desenho dos conjuntos urbanos e das tipologias do edificado, o trabalho procura ainda entender os processos associados, nomeadamente os que tiveram na sua origem, e os processos urbanos contemporâneos que destes derivaram.