Notícias
ISMAT recebeu exposição em Celebração ao Centenário do Arquiteto Fernando Távora
24 setembro 2024

Evento celebra legado do artista através de um glossário visual desenvolvido por estudantes de Arquitetura
Entre os dias 17 e 20 de setembro de 2024, o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) recebeu a exposição "Glossário Visual Fernando Távora - Os elementos arquitetónicos nos equipamentos de Távora", uma iniciativa elaborada pelos alunos do 3.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura, sob a coordenação dos docentes Cláudia Gaspar e Mário Luz. A exposição foi parte das comemorações do centenário do renomado arquiteto português Fernando Távora (1923-2005), reconhecido pela sua profunda influência na arquitetura contemporânea em Portugal.
A exposição apresentou trabalhos desenvolvidos no âmbito da unidade curricular Projeto VI. Os alunos exploraram diversos elementos arquitetónicos presentes nas obras de Fernando Távora, destacando a importância da sua abordagem ao integrar os conceitos de território, cliente, materiais e espaço. Este estudo detalhado resultou num glossário visual, que revelou uma interpretação profunda dos equipamentos projetados por Távora ao longo da sua carreira.
O evento no ISMAT integrou-se num conjunto de atividades comemorativas em torno do centenário do arquiteto, reforçando a relevância de seu legado e proporcionando aos estudantes uma oportunidade única de imersão nas técnicas e no vocabulário arquitetónico que marcaram a obra de Távora.
Além disso, esta exposição é parte de um projeto itinerante que, em conjunto com trabalhos de alunos de diversas universidades (Universidade Évora, a Universidade Portucalense e o ISCTE), seguirá para outros locais, como a sede da Ordem dos Arquitetos em Lisboa, dando continuidade à divulgação e celebração da obra do arquiteto.
Com esta iniciativa, o ISMAT reafirma o seu compromisso com a promoção da cultura arquitetónica e o desenvolvimento acadêmico, contribuindo para a formação de futuros arquitetos e para a preservação da memória de grandes nomes da arquitetura portuguesa.
Fotos
Matilde Dias