ISMAT 21742
Antropologias do Design
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationA capacidade de identificar as raízes e as consequências dos problemas ¿Complexos¿ e mapear / visualizar as suas interconexões e interdependências. Compreensão de como esses problemas formam o contexto maior para quase todos os problemas e soluções criticas do design. Capacidade de usar projetos, soluções e iniciativas existentes como base para soluções de projeto vinculadas a visões de longo prazo. Capacidade de pensamento e ação crítica sobre as práticas, as teorias e os sistemas de antropologia para o mundo de hoje e do futuro. Competências de leitura e organização crítica de informação para para o desenvolvimento de um pensamento critico.
-
ProgramaProgramme- Introdução geral à Antropologia e Etnografia. - Cultura e Inovação: a antropologia ao serviço da criatividade. - Do trabalho etnográfico ao Design. - Design para o Mundo real: a conceção do Victor Papanek. - Antropologia-Design na prática: grupos industriais e agências - Os modos de colaboração entre Antropologia e Design: o design-ethnography e o design-anthropology. - Design fiction e inovação na sociedade actual.
-
ObjectivosObjectives- Estudar as principais questões e debates antropológicos relativos ao Design. - Examinar as construções teóricas, a formação dos conceitos e a elaboração das demonstrações. - Analisar e confrontar as principais ideias das escolas teóricas. - Examinar a questão do estatuto da antropologia do Design nas ciências humanas e sociais: dependência ou autonomia? Competências a desenvolver: - Adquirir as noções básicas em Antropologia do design. - Identificar os momentos importantes da evolução histórica da disciplina. - Uma iniciação à aplicação do método antropológico na área do design. - Adquirir a capacidade de observar e interpretar os contextos antropológicos no âmbito de inovar e criar.
-
BibliografiaBibliography- Alison Clarcke (Ed.) (2017), Design Anthropology: Object Cultures in Transition. Bloomsbury Academic. - Douglas Schuler & Aki Namioka (eds) (1993). Participatory Design: Principles and Practices. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. - Gunn, W. Otto, T. and Smith, R.C. (eds). (2013). Design Anthropology.Theory and Practice. London: Bloomsbury Academic. - Kelley, T. & Littman, J. (2005). The Ten Faces of Innovation. Doubleday: Random. - Monaghan, J. & Just, P. (2000). Social & Cultural Anthropology: A Very Short Introduction. Oxford: University Press. - Papanek, Victor (1971). Design for the Real World: Human Ecology and Social Change, New York, Pantheon Books. - Papanek, Victor (1995). The Green Imperative: Natural Design for the Real World, New York, Thames and Hudson. - Rachel Charlotte Smith (e outros) (2016). Design Anthropological Futures. Wilcox, S. B. (1996). Why anthropology: a tool for design research. Innovation. 15(2): 10-11.
-
MetodologiaMethodologyUtilização de metodologia ativa e dar aos alunos de aprender a trabalhar num contexto interdisciplinar (STEAM).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



