ISMAT 17766
Avaliação Psicológica em PT&SO
Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional
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ApresentaçãoPresentationEsta Unidade Curricular pretende aprofundar os conhecimentos dos discentes sobre as várias ferramentas de avaliação psicológica, nomeadamente as que são mais frequentemente utilizadas em Psicologia do Trabalho e da saúde Ocupacional.
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ProgramaProgramme1- Introdução à avaliação psicológica em PT&SO: história, conceitos e contextos 2- Modelos teóricos da Avaliação Psicológica 3. O processo da Avaliação Psicológica: Etapas do processo e metodologias de recolha de informação (observação, entrevista, testes psicométricos, provas projetivas, escalas, inventários e questionários) 4- Avaliação da Inteligência, funções cognitivas, personalidade e psicopatologia. Pressupostos, conceitos e metodologias; Características e instrumentos mais comuns (objetivos, destinatários, condições de aplicação e análise de resultados) 5- Elaboração de relatórios de Avaliação Psicológica 6- Comunicação da informação 7- Ética e Deontologia da Avaliação Psicológica em contextos ocupacionais.
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são enquadrados no âmbito da avaliação psicológica em contextos ocupacionais, vista como um recurso de análise que auxilia os profissionais na tomada de decisão nos mais diversos contextos. Assim, os objetivos serão os de dotar os estudantes de conhecimentos sobre os vários modelos de avaliação, contextualizada e fundamentada no rigor psicométrico das técnicas de avaliação adequadas ao estudo do comportamento em contextos organizacionais e de trabalho. Pretende-se que adquiram competências para a realização de avaliações em contexto ocupacional. Pretende-se também que desenvolvam competências de comunicação da informação, através de metodologias de aprendizagem baseadas em casos práticos, e das implicações da avaliação psicológica individual/grupo para os programas de intervenção e para a avaliação da sua eficácia.
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BibliografiaBibliographyGeisenger, K. (Ed.) (2013). APA Handbook of testing and assessment in Psychology (vol. 1). Test theory and testing and assessment in industrial and organization psychology. Washington, DC: APA. Guion, R. (2nd. Ed) (2011). Assessment, measurement and prediction for personell decisions. NY: Routledge. Groth-Marnat, G. (2003). Handbook of Psychological Assessment. NJ: John Wiley & Sons. Jeanneret, R., & Silzer, R. (Eds.) (1998). Individual Psychological Assessment : Prediction Behavior in Organizational Settings. NY: John Wiley & Sons, Inc.
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MetodologiaMethodologyEnsino presencial teórico-prático centrado no aluno e voltado para o desenvolvimento de competências analíticas, metodológicas, reflexivas, expositivas e relacionais; Problematização e contextualização orientada de bibliografia previamente preparada; Recurso a diferentes metodologias: exposição oral, dinâmicas de grupo, análise de artigos científicos e/ou de estudo-de-casos, entre outros. A avaliação contemplará um trabalho individual (50%) consistindo na realização de um relatório de avaliação psicológica (entrevista e instrumento de avaliação psicológica); um trabalho de grupo (40%) referente à aplicação prática e reflexão crítica acerca de uma prova de avaliação, incluindo a análise dos seus fundamentos teóricos, etapas de construção, estudos sobre a sua adaptação e aplicabilidade, entre outros, bem como, assiduidade e participação (objetivamente definidas) (10%).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão