ISMAT 15322
Avaliação Psicológica
Psicologia (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationA avaliação psicológica é uma área transversal na prática psicológica, pelo que o conhecimento científico e prático desta temática se configura como um saber essencial para todos os estudantes de psicologia.
-
ProgramaProgrammePROGRAMA DETALHADO 1. Apresentação da unidade curricular 2. Avaliação Psicológica:Objetivos, etapas, metodologias e contextos. 3. Domínios de avaliação: Observação. Entrevistas. Auto e hetero-avaliações. 4. Métodos complementares de avaliação; 5. Importância da avaliação multi-método-multi-traço e do recurso a diferentes fontes de informação; 6. Instrumentos de avaliação psicológica: Avaliação da inteligência e das funções cognitivas. 7. Avaliação da personalidade. 8. Avaliação da psicopatologia. 9. O erro em avaliação psicológica. 10. Elaboração de relatórios de avaliação psicológica. 11. Especificidades, objetivos e metodologias de Avaliação Psicológica em diferentes contextos.
-
ObjectivosObjectivesNa continuidade da unidade curricular Psicometria, pretende-se promover o conhecimento no domínio da avaliação psicológica, numa perspectiva mais aplicada, mas sempre baseada numa sólida formação científica (teórica, técnica e metodológica) nesta área. Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam refletir acerca da Avaliação Psicológica como um processo que deve ser organizado em função de contextos e objetivos de avaliação, conhecer os fundamentos relacionados com a administração, cotação e interpretação de provas de avaliação psicológica em diferentes contextos e populações, elaboração de relatórios de avaliação psicológica e desenvolver uma reflexão acerca das potencialidades e limitações das diferentes metodologias de avaliação.
-
BibliografiaBibliographyAlmeida, L. S., Simões, M. R., Machado C. & Gonçalves M. M. (Coords.) (2004). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 2). Coimbra: Quarteto. 5 Eid, M., & Deiner, E. (2006). Handbook of multimethod measurement in psychology. Washigton, DC: APA. Goldstein, G., & Beers, S. (2003). Comprehensive handbook of psychological assessment, intelectual and neuropsychological assessment. NJ: John Wiley & Sons. Gonçalves, M. M., Simões, M. R., Almeida, L. S. & Machado, C. (Coords.) (2003). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 1). Coimbra: Quarteto. Hilsenroth, M., Segal, D., & Hersen, M. (2003). Comprehensive handbook of psychological assessment, personality assessment. NJ: John Wiley & Sons. Wright, A. J. (2020). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. NY: Wiley.
-
MetodologiaMethodologyAo longo do semestre, para concretizar os objetivos da Unidade Curricular, serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas, e a aprendizagem baseada em projetos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão