Skip to main content

ISMAT 6587

Comportamento Organizacional

Gestão de Empresas [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individual e em equipa dentro da organização.  
  • ProgramaProgramme
    1 - Introdução ao estudo do comportamento organizacional: Uma Abordagem  HIstorica 2 - Análise individual (com implicações organizacionais): Percepção e tomada de decisão individual; Satisfação no trabalho; Empenhamento organizacional; Motivação 3 - Análise ao nível do grupo 3.1. Liderança 3.2. Comunicação 3.3 Poder e comportamento político 3.4. Conflito 3.5. Negociação 4- Análise ao nível organizacional 4.1.Estrutura organizacional 4.2. Cultura e Clima organizacionais  
  • ObjectivosObjectives
    1. Compreender a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional e vice-versa.  2. Aplicar conceitos para a análise do comportamento organizacional. 3. Perceber a importância dos atores internos e agentes sociais para as estratégias  4. Compreensão e reflexão sobre as conceções éticas que afetam uma organização, os processos organizacionais, o micro e macro comportamento organizacional. 5.Aplicar conceitos e modelos teóricos e práticos organizacionais.  6.Perceber a importância das organizações para a sociedade.  
  • BibliografiaBibliography
    Cunha, M. P. et all (2007), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.), Lisboa: RH Editora. Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer POrtugal Rego, A. (2002), Comportamentos de Cidadania nas Organizações , Lisboa: McGraw-Hill. Carvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo. Robbins. S (2015). COmportamento organizacional. Sage    
  • MetodologiaMethodology
    Metodos Expositivos, estudos de caso e metodos ativos. Avaliação contínua: Prof. Albino Lopes: 10 Valores - Trablaho final escrito individual + Prof. Patricia Araujo :10 Valores -Avaliação – Implementaçao de Acão de formação - SER Formador 2 valores-Plano de sessão – Modelo IEFP. Implementar Ação de formação (Checklist), em 20 a 30m, - 23 OUt 5 valores- Formação (ser formador). 1 texto core+o que achar adequado (Entregar os PPTS – No dia a seguir) 2 valores-Reflexao 1/2 pagina (relatório pessoal reflexivo como formador) – 19 dez  as 23h59 1 valores- Ser formando/a – 9 em 12 formaçoes. A realização de todos os momentos de avaliação é obrigatória. A não realização implica reprovação automática, independentemente da média final   Avaliaçao final _ Exame individual 100%  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não