ISMAT 21738
Computação Criativa I
Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular tem como objetivo capacitar os alunos na conceção de projetos utilizando ferramentas digitais. Com enfoque nos softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, os alunos passarão por diversas etapas de aprendizagem através da execução de diferentes comandos e respetivas funções. Todas as aulas terão uma componente prática de exercícios, a fim de proporcionar ao aluno vários desafios de trabalho que permitam praticar e tornar-se autónomo.
-
ProgramaProgrammeAnálise de projetos/obras de Designers de referência. Passado e Presente; Movimentos artísticos e novas tendências; Conceitos de Design Gráfico aplicados ao digital; Padrões de cores e suas variantes principais; Tipos de ficheiros e suas variantes (Jpg, png, pdf, tiff, svg, gif... etc); Conhecimento aplicado em vetores e suas funcionalidades e cálculos; Ponto, linha e construção; Vetorização primária X Vetorização sobre referência; Flat Design X Material Design; Composições gráficas digitais; Tipos de tratamento de imagem; Tratamento e recorte; Edição de imagem; Criação de ficheiros; Exportação de ficheiros e suas variantes.
-
ObjectivosObjectivesOs alunos da Unidade Curricular de Computação Criativa I deverão aplicar as funcionalidades visuais, gráficas e digitais dos softwares em questão através de exercícios dados em aula e outros exercícios provenientes de outras UCs, como Design Office I ou Desenho I. Além disso, esta U.C. tem como objetivo que os alunos desenvolvam competências gráficas digitais que permitam suporte para a elaboração de qualquer projeto no Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop. Para além destas competências digitais em software, o aluno também adquirirá conhecimentos aplicados em padrões de cores e suas variantes, tipos de tratamento de imagem e criação de vetores para elaboração de projetos variados, composição gráfica e visual, aquisição de literacia visual através de referências gráficas no contexto do design gráfico e de comunicação, e aprimoramento da estética aplicada ao design gráfico digital.
-
BibliografiaBibliographySAGMEISTER, Stefan. Sagmeister: Made You Look. 1º Edição. New York, USA. ABRAMS, 2009. BEIRUT, Michael. How to. 1º Edição. New York, USA. Harper Design, 2015. MULLER, Jens - The History of Graphic Design. 2º Edição. Massachusetts, USA. Taschen, 2018. LARRABEE, Eric & VIGNELLI, Massimo - Knoll Design. 1º Edição. USA. Harry N Abrams Inc, 1990.
-
MetodologiaMethodologyAprendizagem Baseada em Projetos e cruzmaneto com diferentes U.C..
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão